Fale com a gente

Esportes Fórmula 1

Vettel conquista a pole no Azerbaijão após erro de Raikkonen na última volta

Publicado

em

Foto: Glenn Dunbar/LAT Images

O treino classificatório para o Grande Prêmio (GP) do Azerbaijão foi um dos mais disputados da temporada. Até o final não se sabia quem poderia marcar o melhor tempo neste sábado (28) em Baku, mas Sebastian Vettel emergiu como favorito no Q3 após marcar sua volta mais rápida na primeira tentativa com 0s342 de vantagem em cima de Lewis Hamilton.

Na segunda tentativa, ele o britânico melhorou, ficando a 0s179 do alemão, mas não foi o suficiente para roubar a 52ª pole position da carreira do tetracampeão do mundo. O tempo de Vettel foi 1min41s498.

Hamilton sairá em 2º, com a segunda fila sendo formada por Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo. Após abrir as duas primeiras melhores parciais na última tentativa, Kimi Raikkonen errou na curva antes da grande reta, e vai largar em 6º, ao lado de Max Verstappen.

Perdendo cinco posições no grid por uma troca de câmbio, o alemão Nico Hulkenberg da Renault, foi o 9º, mas sairá de 14º. As duas Force India ficaram na quarta fila, com Esteban Ocon à frente de Sergio Perez.

Mal nas primeiras três provas do ano, a Williams se aproveitou do bom rendimento do motor Mercedes nas retas de Baku e ficou com 11º e 12º lugares no Q2, com Lance Stroll e Sergey Sirotkin. Ambos ganham uma posição devido à punição a Hulkenberg.

Protagonistas do único Safety Car do GP da China após um toque, as duas Toro Rossos quase se encontraram novamente na pista de Baku. Brendon Hartley vinha lento com um pneu furado enquanto Pierre Gasly fazia uma volta rápida. O francês encontrou o neozelandês na pista muito devagar antes da curva 15, e foi obrigado tirar seu carro para a área de escape para evitar o acidente. Com isso, nenhuma das STRs foi ao Q2.

Piloto da Haas, Romain Grosjean teve problemas de câmbio ainda no início do Q1 e irá largar no 20º e último lugar.

Q1
A sessão se iniciou com um problema de câmbio para Romain Grosjean, que parou seu carro em uma saída de escape e foi obrigado a ser retirado da pista. Ele não marcou tempo.

Depois de ver as Red Bulls assumindo as primeiras posições, Kimi Raikkonen derrotou o parceiro Sebastian Vettel e cravou o tempo de 1min42s985. Esteban Ocon se colocou em segundo, à frente de Vettel, Ricciardo e Verstappen. As duas Mercedes vinham logo atrás.

As emoções da Fórmula 1 voltam às 09h10 de domingo (29), com o GP do Azerbaijão.

Com informações do Motorsport

Copyright © 2017 O Presente