Fale com a gente

Geral

100% da cidade deverá ser pavimentada até final do ano

Publicado

em

Carina Ribeiro/OP

 

A marca dos 100% de pavimentação das vias da área urbana de Mercedes deverá ser atingida até o final deste ano. A previsão é do secretário de Viação e Obras do município, Vilson Martins. Segundo ele, para alcançar esta meta falta somente concluir as obras de pavimentação com pedra irregular das ruas que já estão em andamento nos loteamentos Pioneiro, Groff III, IV e V.
O Poder Público deve realizar hoje (05) a entrega da pavimentação com pedra irregular das ruas do Loteamento Pioneiro. “Temos pressa para concluir os trabalhos também nos demais loteamentos para entregar o quanto antes a obra para uso pela população”, declara.
Conforme Martins, a conclusão das obras será um marco para o município. “Nossa perspectiva é de que toda a área urbana da cidade deverá estar pavimentada até o final do ano”, reforça.
Antes, a cidade possuía um grande déficit na questão da infraestrutura urbana. “Muitos moradores dos bairros antes sofriam com a poeira. Já a partir do novo Plano Diretor, todos os novos loteamentos deverão ser entregues com a pavimentação pronta”, expõe.

As obras contam com verba parlamentar e serviço prestado pela administração pública, tais como a instalação de galerias pluviais e meio-fio.
Depois disso, a secretaria deverá voltar-se para as áreas urbanas das localidades de Arroio Guaçu e Três Irmãs, onde serão feitas pavimentação e galerias de água pluvial. “Zerando as necessidades na cidade, partiremos para os distritos, visando dotar o município de uma melhor infraestrutura”, salienta.

Arroio Guaçu
Outra obra de grande relevância para o município é a construção da camada asfáltica na estrada que liga a sede de Mercedes a Arroio Guaçu, que está em andamento. “Já foram asfaltados cerca de mil metros, partindo da Sanga Guilherme em direção a Mercedes”, detalha Martins.
De acordo com o secretário, serão investidos em torno de R$ 630 mil, sendo duas emendas parlamentares do deputado Dilceu Sperafico e uma do deputado André Vargas e contrapartida de quase R$ 200 mil da municipalidade.
Nesta etapa serão pavimentados com asfalto 7,3 mil metros, sendo que o total da obra seria de 12 quilômetros. “O restante possivelmente será feito com recursos próprios”, expõe Martins.
Os trabalhos foram iniciados em setembro, porém a continuidade da obra está enfrentando dificuldades. “Às vezes falta emulsão asfáltica, às vezes pedras, além de dependermos das condições climáticas para o serviço”, expõe.
Ele lembra que outubro é um mês muito chuvoso, o que poderá prejudicar os trabalhos, mas, na medida do possível, terão continuidade. “Precisamos seguir o projeto, que indica a temperatura e umidade relativa do ar adequada, entre outros detalhes, até mesmo tendo em vista que a Redur (Representação do Desenvolvimento Urbano) fiscaliza por ser uma obra que conta com recursos federais”, explica, solicitando que a população seja compreensiva.
A perspectiva do secretário é concluir o asfaltamento total do trecho a Arroio Guaçu até o final do ano. “Estamos trabalhando para que isso aconteça o quanto antes, pois sabemos da importância da via para a população local e visitantes”, enfatiza.
Ele destaca que é uma das principais estradas do município, pois, estima-se que aproximadamente 30% da população de Mercedes resida na região, somando-se os moradores do perímetro urbano da localidade, área rural, além de comunidades circunvizinhas.

Água
Martins informa, ainda, que a rede de água do município também está recebendo melhorias. As obras de implantação da nova rede no Tapejara estão quase concluídas. “Nos próximos dias devemos realizar a entrega para a comunidade, beneficiando 17 famílias”, afirma, lembrando que falta apenas ligar os hidrômetros. Também já foi iniciada a instalação da rede na Linha 17 de Setembro. “Queremos fazer a entrega desta obra até final de novembro, já que irá beneficiar outras 16 famílias”, detalha. No total, serão quase 13 mil metros de valas abertas para as melhorias. “Desta forma será possível oferecer uma água de maior qualidade para as pessoas”, garante.
Para fechar 100% de cobertura de abastecimento de água no município ainda faltaria a implantação em quatro localidades: Sanga XV, Ituporanga, São Marcos e Aimoré. No caso das duas primeiras, já existe projeto e trâmites visando à realização do serviço. “Porém, em áreas de lavoura só podemos fazer obras na entressafra”, ressalta.

Distribuição
O secretário acrescenta que na área urbana da cidade está sendo instalado na rede de água um inversor de frequência, que permitirá uma maior autonomia em relação ao abastecimento de água. “Desta forma, as bombas farão a distribuição direta de água para o sistema, sendo que a caixa com capacidade de 180 mil litros ficaria disponível para os casos de emergência”, explica. Um projeto para o futuro é investir na instalação de um reservatório com capacidade para 600 mil litros.

Copyright © 2017 O Presente