Fale com a gente

Geral Manifestos em todo o país

Acompanhe o quinto dia de paralisação e protestos dos caminhoneiros

Publicado

em

Caminhoneiros protestam na Rodovia Presidente Dutra (Cristina Índio do Brasil/Arquivo Agência Brasil)

Mesmo após a apresentação de uma proposta visando acordo com o governo na quinta-feira (24), caminhoneiros mantêm pontos de manifestação em diversas partes do país.

Pela proposta apresentada entre o governo e os representantes dos caminhoneiros, a paralisação poderia ser suspensa por 15 dias. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que ainda não registra desmobilização.

CONSUMIDOR

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor classifica como prática abusiva a elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa. Para denunciar, o consumidor precisa guardar o cupom fiscal, tirar fotos ou anotar o máximo de informações relacionadas ao estabelecimento, como o nome do posto, a bandeira, o endereço, a data de compra e preços praticados antes e depois do possível abuso.

O consumidor que se deparar com preços abusivos de combustíveis pode encaminhar denúncia para o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, que criou uma chamada exclusiva para atender à demanda. A denúncia pode ser encaminhada para o site do programa.

Com a greve dos caminhoneiros, que gerou desabastecimento, alguns donos de postos se aproveitaram para elevar preços. De acordo com o Procon, se confirmado o abuso, o posto poderá se multado em valores que variam conforme a gravidade da infração e com o porte da empresa. Nenhum posto foi multado, por enquanto, na cidade de São Paulo.

BOLSA

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu o pregão hoje (25) em uma pequena alta, registrando uma subida 0,48% às 10h24 com 80.509 pontos. Os investidores acompanham as reações ao longo do dia após o anúncio de trégua por 30 dias entre o comando de greve dos caminhoneiros e o governo federal anunciado na noite de quinta-feira.

PROPOSTA

Mesmo com a sinalização por parte dos caminhoneiros de manutenção dos protestos e bloqueios nas estradas, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta sexta-feira (25) que o governo confia no cumprimento da proposta com parte das lideranças do movimento.

SETORES

A paralisação dos caminhoneiros afeta também o mercado automobilístico. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que, a partir de hoje (25), todas as linhas de produção instaladas no Brasil estão paradas.

QUEROSENE

As reservas de querosene de aviação no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília, só são suficientes para a manhã desta sexta-feira, segundo a concessionária Inframerica. A paralisação dos caminhoneiros, que chega ao quinto dia em todo o país, impede que o combustível chegue até o aeroporto. Dois voos precisaram ser cancelado no início desta manhã.

Com Agência Brasil

Copyright © 2017 O Presente