Fale com a gente

Geral Projeto

Acadêmica da Unioeste é premiada em evento nacional

Publicado

em

A acadêmica Ana Carolina Reis Meira é mestranda do Programa de Mestrado em Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do campus de Toledo e aborda o tema: “Adsorção de cloridrato de metformina pela solução ecovio eletrofiado e carvão ativado”. O trabalho está sendo produzido há um ano. (Foto: Divulgação)

A acadêmica Ana Carolina Reis Meira é mestranda do Programa de Mestrado em Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do campus de Toledo, e aborda o tema: “Adsorção de cloridrato de metformina pela solução ecovio eletrofiado e carvão ativado”. O trabalho está sendo produzido há um ano.

O projeto foi apresentado na 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que foi realizada em Foz do Iguaçu (PR) em maio deste ano. O trabalho de Ana Carolina foi eleito como um dos melhores painéis apresentados na seção de química de materiais. Os professores orientadores são Aparecido Nivaldo Módenes, Douglas Cardoso Dragunski, ambos da Unioeste, e o professor Paulo Rodrigo S. Bittencourt, da UTFPR – Medianeira.

O objetivo é desenvolver um material capaz de adsorver a Metformina (Met), medicamento muito utilizado no tratamento de Diabetes Mellitus tipo 2, que causa grande impacto principalmente em rios e lagos. A fim de remover este contaminante foram testados como adsorventes: o Ecovio eletrofiado e carvão ativado.

Os resultados mostraram que os adsorventes obtidos foram eficientes na remoção do fármaco contaminante, principalmente em pH básico. A eletrofiação da Ecovio® mostrou capacidade de remoção semelhante ao carvão ativado após tratamento químico, sendo preferível o uso do polímero por ser mais facilmente separado da solução depois do processo de adsorção.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente