Fale com a gente

Geral

Condomínio Ajuricaba será modelo para projeto no Uruguai

Publicado

em

Luciany Franco/OP
Autoridades farão uma visita técnica ao Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Sanga Ajuricaba

A Itaipu Binacional, a Eletrobras e a Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas do Uruguai (UTE), ligada ao Ministério da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, assinam hoje (23), às 09h45, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, um memorando de entendimento (MoU) para estudos na área de biogás.

O objetivo do acordo de cooperação é desenvolver um projeto-piloto de geração de energia no Departamento (Estado) de San Jose, Uruguai, com base no Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Sanga Ajuricaba, desenvolvido por Itaipu em Marechal Cândido Rondon.

A iniciativa integra as ações da Global Sustainable Electricity Partnership – GSEP (em português, Parceria Global de Energia Elétrica Sustentável), órgão que incentiva a criação de projetos de energia sustentável em países emergentes. Também conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A cerimônia, na sede do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás-ER), instalado no PTI, terá a presença do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto; do diretor nacional de Energia do Uruguai, Ramón Méndez; do presidente da UTE, Gonzalo Casaravilla; do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; do superintendente de Energias Renováveis da binacional e diretor-geral do CIBiogás-ER, Cícero Bley Júnior – entre outras autoridades.

Após a assinatura do MoU, as autoridades farão uma visita às instalações da usina hidrelétrica de Itaipu. À tarde, o grupo segue de helicóptero para uma visita técnica ao Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Sanga Ajuricaba, em Marechal Rondon. 

Copyright © 2017 O Presente