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Demanda por atendimento na Saúde aumenta 150%

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A procura por atendimento cresceu em todos os setores. Diretora de Saúde solicita que as pessoas prefiram buscar o agendamento (foto) ao invés de fazer uso do plantão, dando preferência para o atendimento emergencial (Foto: O Presente)

A demanda por atendimento no setor p uacute;blico de Sa uacute;de em Marechal C acirc;ndido Rondon teve um aumento aproximado de 150% entre outubro de 2009 e janeiro deste ano em compara ccedil; atilde;o ao mesmo per iacute;odo do ano anterior. A informa ccedil; atilde;o eacute; da diretora da Vigil acirc;ncia em Sa uacute;de do munic iacute;pio, Rosane Lindner Ost. Segundo ela, a eleva ccedil; atilde;o eacute; preocupante, uma vez que uma sobrecarga pode comprometer a qualidade dos atendimentos.
Conforme Rosane, o crescimento da procura se deu nos mais variados campos, seja consultas, exames, odontologia, raio-x, dentre outros. ldquo;Para se ter uma ideia, anteriormente eram realizados em torno de 250 raios-x por m ecirc;s, enquanto atualmente s atilde;o feitos cerca de 600 no mesmo per iacute;odo rdquo;, exemplifica.
Do ponto de vista da profissional, o aumento ocorreu em raz atilde;o de mudan ccedil;as promovidas pela atual administra ccedil; atilde;o municipal no setor. ldquo;Foi implantado um atendimento mais humanizado, que agradou a popula ccedil; atilde;o. Com isso ela passou a fazer mais uso dos servi ccedil;os de sa uacute;de rdquo;, ressalta.
A maior demanda fica concentrada principalmente na Unidade de Sa uacute;de 24 Horas, justamente em raz atilde;o de centralizar algumas especialidades. No entanto, conforme a diretora, para colaborar com o setor, a popula ccedil; atilde;o deve optar por fazer uso dos servi ccedil;os agrave; disposi ccedil; atilde;o nos postos mais pr oacute;ximos a sua resid ecirc;ncia. ldquo;As Unidades B aacute;sicas de Sa uacute;de (UBS rsquo;s) disp otilde;em de grande parte dos principais servi ccedil;os oferecidos na unidade central, tais como cl iacute;nica m eacute;dica, ginecologia, pediatria, odontologia, vacina, curativos, dentre outros. Por isso fazemos um apelo para que procurem atendimento nos postos. Em caso de necessidade, haver aacute; encaminhamento para outra unidade rdquo;, enfatiza.
A Unidade de Sa uacute;de 24 Horas centraliza especialidades como ortopedia, pneumologia, urologia, cardiologia, psicologia, nutri ccedil; atilde;o, assist ecirc;ncia social e em breve endocrinologia, sendo que ainda h aacute; fonoaudi oacute;loga na prefeitura.
Segundo Rosane, o fluxo na farm aacute;cia b aacute;sica central eacute; de aproximadamente 400 pessoas por dia.

Triagem
Devido agrave; demanda superior, est aacute; previsto para a partir da pr oacute;xima semana ser implantado um servi ccedil;o de triagem para limitar os atendimentos durante o per iacute;odo de plant atilde;o. ldquo;Atualmente n oacute;s estamos realizando at eacute; 60 atendimentos em 12 horas, durante o per iacute;odo de plant atilde;o, sendo que muitos casos n atilde;o s atilde;o considerados de emerg ecirc;ncia. Por isso, na pr oacute;xima semana passaremos a fazer uma triagem. As pessoas n atilde;o deixar atilde;o de ser atendidas, mas para algumas delas ser aacute; agendada consulta (atendimento ambulatorial) rdquo;, adianta. Da mesma forma, a diretora de sa uacute;de solicita que as pessoas prefiram buscar atendimento nas unidades em ldquo;hor aacute;rio comercial rdquo;.

Contrata ccedil; otilde;es
Outra medida que est aacute; sendo adotada eacute; a contrata ccedil; atilde;o de profissionais para tornar vi aacute;vel o atendimento agrave; demanda. No entanto, a diretora do 24 Horas ressalta que nem sempre isto poder aacute; ser feito. ldquo;Precisamos contar com a compreens atilde;o da comunidade rdquo;, afirma.
Est atilde;o em fase de contrata ccedil; atilde;o, por interm eacute;dio do Instituto Corpore, enfermeiras, assistentes administrativos, zeladora, seguran ccedil;a noturno, mais dentistas e agentes comunit aacute;rios de sa uacute;de.

Conveniados
Dentre os dados analisados pela diretora das unidades de sa uacute;de ainda est aacute; o relacionado aos pacientes que possuem plano de sa uacute;de. ldquo;Em torno de 30% dos atendimentos realizados no setor p uacute;blico de sa uacute;de s atilde;o a pessoas que possuem algum tipo de conv ecirc;nio m eacute;dico rdquo;, exp otilde;e Rosane.
Por outro lado, ela espera que na medida do poss iacute;vel essas pessoas fa ccedil;am uso dos servi ccedil;os de seus planos no sentido de favorecer pessoas que n atilde;o t ecirc;m condi ccedil; otilde;es de fazer um conv ecirc;nio.

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