Fale com a gente

Geral

Deputados estaduais do PMDB cumprem agenda em Brasília

Publicado

em

Uma comitiva de deputados estaduais da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa cumpre agenda hoje (14) e amanhã (15) em Brasília. O grupo é formado por Ademir Bier, Alexandre Curi, Nereu Moura e Caíto Quintana. Na agenda consta encontro com o presidente em exercício da executiva nacional do partido, Valdir Raupp, na presença do presidente licenciado e atual vice-presidente da República, Michel Temer. Os parlamentares também participarão de audiência com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
Segundo Ademir Bier, o encontro de hoje com duas importantes lideranças do PMDB nacional visa, entre outros, expor os motivos que levaram a bancada a aderir ao governo de Beto Richa (PSDB) no Paraná. “A decisão da bancada foi no sentido do fortalecimento do PMDB”, menciona.

Questionado se pode existir alguma possibilidade de intervenção da executiva nacional na decisão da bancada paranaense, Bier aponta que não. “Esta foi uma decisão de bancada. Vamos expor os reais motivos que nos levaram a tomar essa decisão, a qual é unânime e não é isolada. Se não tivéssemos feito isso teríamos perdido no mínimo três deputados estaduais, os quais teriam mudado de partido. Apenas fortalecemos o PMDB neste sentido. Esta é a colocação que queremos fazer para o presidente, bem como falar sobre a briga entre o (Roberto) Requião e o (Orlando) Pessuti (ex-governadores), que é algo negativo para o partido no Paraná. Estamos tentando equacionar isso”, declara.
Publicamente, Pessuti tem criticado a decisão da bancada em apoiar o governador tucano. Sobre o assunto, o deputado rondonense informa que em uma conversa mais franca, o ex-governador entende a posição dos parlamentares. “Dialogamos seguidamente e no final de semana conversamos muito. Acredito que estamos passando por um momento que logo mais à frente não haverá problema algum. Era importante a gente dar este passo de ir para Brasília e colocar a nossa posição”, afirma.
Bier diz não acreditar que Pessuti pode deixar as fileiras do PMDB, como tem sido falado nos bastidores da política paranaense devido ao seu descontentamento. “Não acredito nisso. Ele tem uma história dentro do PMDB, um patrimônio que não pode jogar fora. É algo que ele conquistou durante a vida toda. Eu não acredito nisso e na conversa que tivemos no final de semana não senti dele que queira sair do partido”, enfatiza.

Audiência com Gleisi
O deputado estadual também acompanha prefeitos das cidades de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) na audiência com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que acontece às 17 horas de amanhã. À noite haverá um jantar de confraternização. “Eu e o deputado Nereu Moura vamos tratar com a Gleisi de assuntos de interesse da nossa região e reforçaremos a questão das melhorias nas rodovias federais. Estaremos acompanhados dos deputados federais do PMDB, Moacir Micheletto e Osmar Serraglio, e do senador Sérgio Souza”, declara Bier.

Doação de imóvel para Apae de Rondon
Por outro lado, o deputado estadual Ademir Bier antecipou para a reportagem do Jornal O Presente que a expectativa é que os trâmites burocráticos para que o Estado possa doar o imóvel que atualmente abriga a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Marechal Cândido Rondon sejam concretizados em breve, possivelmente ainda neste mês. “Estamos trabalhando neste sentido desde o ano passado, mas é algo muito burocrático. No governo do Beto Richa conseguimos acelerar bastante os trâmites, tanto é que o governo já mandou a mensagem para a Assembleia Legislativa e eu entrei ontem (segunda-feira, 12) com requerimento solicitando regime de urgência para que possa tramitar o mais rápido possível na Casa de Leis. O objetivo é que a mensagem volte para o governo para que Beto Richa possa sancionar a doação do imóvel para a Apae”, detalha.
Segundo o deputado, esta é uma reivindicação antiga da entidade rondonense, desde quando Silvana Nardello Nasihgil era presidente da diretoria e continuou sendo um pleito da atual presidente, Sandra Spinassi. “Está bem consolidado para que no processo de regime de urgência seja possível concretizar esta doação ainda no mês de setembro”, informa o parlamentar.

Copyright © 2017 O Presente