Fale com a gente

Geral

Feira de Experiências Pedagógicas é aberta em Rondon

Publicado

em

Foi aberta oficialmente hoje (25), durante solenidade realizada no Centro de Eventos Werner Wanderer, a 1ª Feira de Experiências Pedagógicas, organizada pela Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon. Estiveram presentes, o prefeito Moacir Froehlich, alunos e professores dos 18 educandários participantes da feira se fizeram presentes.

A Feira de Experiências busca demonstrar mudanças significativas na prática pedagógica de professores e na elevação dos índices de aprendizagens dos estudantes, enfatizando ações voltadas para o currículo escolar. Por conta disso, seu objetivo único é identificar, socializar e valorizar experiências bem sucedidas vivenciadas nas escolas públicas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Ao todo,  dez escolas da sede, três escolas distritais e cinco CMEI’s estão expondo projetos.

Os trabalhos apresentados enfatizam a alimentação saudável, família: identidade e autonomia, trânsito, sustentabilidade, cooperação, arte, literatura – contação e leitura de histórias, inclusão, processamento dos alimentos no sistema digestório, música, água – preservação, leitura e produção de texto, revitalização do pátio escolar, meio ambiente e reciclagem.

“A Secretaria juntamente com a administração municipal convida os pais dos alunos das escolas municipais e CEMEI’s para prestigiar a nossa mostra pedagógica. Nós temos um roteiro de visitação que será feito pelos educandários, mas queremos que os familiares, comunidade escolar e em geral conheçam os trabalhos dos estabelecimentos escolares de Marechal Rondon. A feira conta com apresentações de projetos, atividades e experiências realizadas pelas escolas e eles tem muita importância para os educandos e professores porque é resultado daquilo que os mesmos desenvolvem durante todo o ano”, comenta a chefe da pasta, Marta Salete Bendo.

Segundo ela o intuito é levar um dos trabalhos para a Mostra Pedagógica da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) no mês de outubro, em Cascavel. Amanhã (26), a feira estará aberta das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00. Na sequência, está programado o encerramento e a premiação das categorias educação infantil e ensino fundamental anos iniciais.

 

Envolvimento

 

O professor do Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar, Adailton Gonçalves Dias, expõe que “é um evento que valoriza a instituição e os profissionais, pois temos a oportunidade de mostrar à sociedade rondonense o trabalho que está sendo desenvolvido nos CMEI’s. As atividades são realizadas a partir de projetos pedagógicos para as crianças da educação infantil. O tema do nosso trabalho é ecologia e envolve as crianças, família e a comunidade para debater e questionar sobre o meio ambiente.

César Luiz Gehring, professor da Escola Municipal Floriano Peixoto, comenta que “são projetos que foram realizados em todas as escolas. No nosso educandário, houve a realização de trabalhos com um nutricionista através do Programa Nutrição Alimentar e, a partir daí, alguns deles foram selecionados para apresentar na feira. Estamos abordando a origem dos alimentos e como ele é processado no sistema digestivo. Com todas as turmas foi trabalhado a questão da alimentação saudável, cuidados sobre os alimentos ingeridos e a pirâmide alimentar, visando a reeducação alimentar”.

Copyright © 2017 O Presente