Fale com a gente

Geral

FHC tenta reduzir tensão entre José Serra e Aécio Neves

Publicado

em

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) atuará como “bombeiro” na disputa que começa a ganhar corpo pela candidatura do PSDB ao Palácio do Planalto em 2014. Ele se reunirá hoje (23) com Aécio Neves, em São Paulo, e pretende se encontrar com o ex-governador José Serra na próxima semana.

Embora reconheça que o senador mineiro dispõe de ampla maioria na estrutura partidária, FHC diz que não há clima para escolha “vertical”, via direção executiva nacional, se houver mais de um postulante à vaga, o que pressupõe realização de prévias. “Acho natural que, havendo mais de um candidato, o PSDB encontre uma alternativa para a escolha que não seja apenas a indicação pela Executiva”, disse o ex-presidente.

Após a eleição de 2012, quando Serra foi derrotado por Fernando Haddad (PT) na corrida pela prefeitura paulistana, FHC se aproximou de Aécio. Reservadamente, dizia que “chegará a vez” do mineiro, que já desejava entrar no páreo em 2010. Instruiu, desde então, o senador a montar agenda de oposição descolada do universo político tradicional, buscando alianças e apoio em outros segmentos da sociedade civil, como a classe artística, os intelectuais refratários ao PT e o empresariado.

Presidente da legenda, Aécio não quer dar a Serra pretexto para que este migre para o PPS e pediu a seus aliados “sangue frio” no embate verbal com o ex-governador paulista. O prazo para filiação partidária com vistas a 2014 expira no início de outubro.

Copyright © 2017 O Presente