Fale com a gente

Geral Repercutiu

Imagens aéreas mostram nevoeiro na Ponte da Amizade: “Espetáculo natural visto por poucos”

Publicado

em

(Foto: Osmar Testti/Imagens cedidas ao O Presente)

Imagens aéreas mostram parte da Ponte Internacional da Amizade e o Rio Paraná, que separa Foz do Iguaçu, e Cidade do Leste, no Paraguai, encobertos por forte nevoeiro, nesta terça-feira (29). Veja as fotos na galeria acima.

O registro da manhã gelada na fronteira foi feito com drone, pelo fotógrafo Osmar Testti. Ele mora em Cidade do Leste e publicou as fotos nas redes sociais.

“Costumo tirar fotos da fronteira para a empresa que trabalho, mas nunca tirei fotos assim. Moro perto do rio e para mim é normal sempre ver a névoa do rio. Mas hoje pensei particularmente em como seria ver de cima e esse foi resultado. Acabou sendo um grande espetáculo natural visto por poucos na região”, contou.

A temperatura mínima prevista para Foz do Iguaçu, nesta terça, era de 2ºC, e a máxima de 12 ºC para o período da tarde, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

O sistema de segurança da Itaipu Binacional também capturou imagens das nuvens sobre o reservatório da hidrelétrica, durante o amanhecer.

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, o nevoeiro sobre o Rio Paraná e no reservatório de Itaipu ocorre por causa da mudança das temperaturas em meios diferentes.

“A água tem uma maior capacidade de segurar o calor, mais elevada que a terra, então resfriou o ar acima dessa camada do rio e formou a nuvem, o nevoeiro. O nevoeiro nada mais é do que uma nuvem que toca o solo, nesse caso, foi sobre uma superfície líquida. Ontem o ar entrou muito frio sobre a água do rio, à noite esse ar frio, por ser mais pesado, se deposita nos vales, e condensou formando a nuvem”, explicou.

O meteorologista disse ainda que os moradores dos países vizinhos poderão observar o fenômeno nos próximos dias, nas primeiras horas, sobre o Rio Paraná.

De acordo com o fotógrafo, ele decidiu fazer a imagem por curiosidade e ficou surpreso com o que viu de cima.

“Já imaginava que seria algo lindo, mas não esperava que a nevoa se espalhasse pelo rio inteiro até o horizonte. Ver com os próprios olhos, não tem explicação, é um fenômeno que sempre passa despercebido, mas essas fotos comprovam o quão maravilhosa é a nossa fronteira com fenômenos assim, em ocasiões especiais”, disse.

 

Fotografias

Osmar Testti é apaixonado por fotografia. Ele começou a trabalhar com a arte há seis anos, com fotografias de eventos e produtos.

Entretanto, durante as viagens pelo país, o que ele mais gosta de registrar são paisagens.

“Gosto de tirar fotos justamente por momentos como esse [do nevoeiro na fronteira], para captar momentos únicos, inusitados e pouco vistos. Meu objetivo será sempre mostrar ao público o quão bela é a nossa natureza, o nosso mundo”, contou.

O jovem disse ainda que não esperava tantos comentários após o compartilhamento das imagens que publicou da fronteira.

“A verdade é que não esperava tanta repercussão porque é normal para mim, porque moro perto do rio e sempre que tem temperaturas muito baixas o rio fica assim e pensei que era algo normal para o povo da região, mas pelo que vi muita gente nunca viu dessa perspectiva. Fico feliz em poder ajudar a divulgar esse fenômeno precioso que sempre passou despercebido.”

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente