Fale com a gente

Geral Cooperativas mirins

Jovens são convidados a debater sobre cooperativismo e empreendedorismo

Publicado

em

Crianças e adolescentes do Programa Cooperativa Mirim compartilharão experiências e discutirão possíveis e novas atitudes para um mundo mais cooperativo (Foto: Divulgação)

Na próxima semana, na quarta (29) e quinta-feira (30), acontece em Campo Mourão a terceira edição do Fórum das Cooperativas Mirins, evento que reunirá cerca de 200 pessoas, entre estudantes e educadores, representando as 17 cooperativas mirins em funcionamento nos Estados do Pará, Paraná e Minas Gerais.

Com a finalidade de oportunizar canais de comunicação e trocas de experiências entre os participantes, a iniciativa do Instituto Sicoob em parceria com o Sicoob e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) promove a intercooperação e aborda, junto aos associados mirins, conteúdos voltados aos princípios e valores do cooperativismo e as competências do empreendedorismo.

Durante o evento, será realizado um grande jogo de tabuleiro no qual os próprios participantes, separados em sete times mistos, serão os peões. Para passar de uma casa para outra do jogo, as equipes deverão cumprir com alguns desafios que permeiam os movimentos do cooperativismo e empreendedorismo, como liderança, ação em conjunta, desenvolvimento ambíguo e mais. A programação começa às 18 horas de quarta e segue até as 17 horas de quinta.

“Nós acreditamos que é preciso construir uma sociedade que tenha valores e princípios voltados para o viés do cooperativismo. É de suma importância que esses jovens possam fazer parte desse movimento e passem a contribuir para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades”, explica a Gerente do Instituto Sicoob, Emanuelle Moraes.

 

Cooperativas Mirins 

Desenvolvido pelo Instituto Sicoob, o Programa Cooperativa Mirim fomenta a formação de cooperativas nas escolas e instituições que atendam crianças e adolescentes. Essas cooperativas fundadas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos e  tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica disseminando os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos  interesses com a comunidade, na produção de bens ou prestação de serviços e obtendo, por fim, responsabilidades sociais, morais e econômicas dentro e fora do ambiente escolar, com resultados proporcionais entre os membros participantes.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente