Fale com a gente

Geral

Mais de 17 mil paranaenses são afetados pela chuva

Publicado

em

Reprodução/ RPC TV
Moradores de Corbélia relataram que as pedras de gelo eram do tamanho de ovos de galinha

O número de vítimas da chuva, que atingiu o Paraná entre a tarde e noite de sexta-feira (20), aumentou de 10.500 para 17.424, conforme um levantamento feito pela Defesa Civil às 12 horas deste sábado (21). O município mais atingido foi Corbélia, onde a estimativa é de que 10 mil pessoas tenham sido prejudicadas.

Pelo menos outros 16 municípios foram atingidos pela tempestade em todo o estado. Não há informações sobre pessoas feridas ou desabrigados. Os moradores de Corbélia relataram que o temporal começou por volta das 18 horas de sexta e durou cerca de 15 minutos. Depois da chuva, muitas pessoas se aglomeraram em frente ao prédio da Defesa Civil à procura de ajuda.

Na manhã deste sábado, a fila ainda era grande de moradores em busca de lonas e telhas. As pedras de granizo eram tão grandes que muitos carros tiveram os vidros quebrados, além de casas e estabelecimentos comerciais. De acordo com o capitão Charles Elias de Oliveira, às 13h50 os dados estavam sendo lançados em um computador para serem contabilizados.

O município pode decretar estado de emergência no fim da tarde deste sábado. “Ainda não temos um dado oficial dos estragos, mas estimamos que 80% da cidade foi afetada de alguma forma”, explicou. Outra cidade que o temporal com granizo causou prejuízos aos moradores foi em Prudentópolis, na região ceral do estado. O número de casas atingidas passa de 1 mil, conforme a Defesa Civil. Os moradores já enfrentam dificuldades para encontrar telhas na cidade.

Ainda conforme a Defesa Civil, em Cascavel a chuva veio acompanhada de granizo e rajadas de vento de 86 km/h. Em Planalto também teve chuva forte e granizo. O telhado do Estádio Municipal foi arrancado com a força dos ventos. Em Enéas Marques, caiu tanto granizo que quatro horas após o temporal, ainda tinha gelo acumulado.

Na Lapa, 80 residências de uma área rural tiveram prejuízos. Equipes dos bombeiros passaram a madrugada distribuindo lonas no local. Entre os outros municípios atingidos estão Ampére, Campina do Simão, Chopinzinho, Coronel Vivida, Enéas Marques, Francisco Beltrão, Guarapuava, Marmeleiro, Marquinho, Nova Esperança do Sudoeste, Prudentópolis, Salto do Lontra, Santo Antônio, Cantagalo e Turvo.

Previsão de mais temporais
A chuva deve voltar a atingir o Paraná a partir da tarde deste sábado em virtude da formação de uma frente fria que se forma no Sul do país. Há previsão de temporais, principalmente nas faixas sul, oeste e Região Metropolitana. Conforme a Somar Meteorologia, a chuva segue pelo menos até o início da semana e começa a perder força no final da tarde de segunda-feira (23).

Copyright © 2017 O Presente