Fale com a gente

Geral

Marechal Rondon se consolida como referência na IELB

Publicado

em

O Presente
Presidente da Liga de Leigos Luteranos do Brasil 2010-2013, Oldemar Rohloff: “É uma grande emoção, porque este congresso fica na história de Marechal Rondon, da Liga de Leigos e da IELB”

“Marechal Cândido Rondon se consolidou como referência na IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) durante e após o 20º Congresso Nacional da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB)”. A constatação é do presidente da LLLB – exercício 2010-2013, Oldemar Rohloff, da Congregação Cristo, ao fazer um balanço das atividades desenvolvidas entre a última quinta-feira (29) e o domingo (1º).

O congresso envolveu, inclusive, 78 luteranos de outros quatro países e mais de 1,7 mil inscritos. Conforme Rohloff relatou à reportagem de O Presente, quem esteve presente no congresso percebeu facilmente a admiração das pessoas durante o encontro religioso.

“A Igreja vê a região Oeste do Paraná com os olhos abertos, como promissora, como uma potência. Isso se percebe porque nós tivemos no ano passado um grande momento no culto dos 108 anos da IELB em Marechal Cândido Rondon, que reuniu milhares de pessoas e que fez com que Leigos e a direção da IELB quisessem vir ao município neste ano para participar do congresso nacional”, enfatiza o ex-presidente da Liga dos Leigos.

“Agora nós tivemos este momento importante dentro da Igreja. Trata-se de algo muito especial, talvez entre os maiores eventos da Igreja acontecendo no interior, fora do eixo Porto Alegre. O Paraná foi visto diferente porque tem pessoas comprometidas, pessoas cristãs, independente de denominação religiosa, e essas pessoas que visitaram mostraram respeito grande pela IELB”, comenta Rohloff, ao se referir às pessoas de outras denominações cristãs que também participaram do congresso.

Fortalecimento

Organizado pela LLLB, o Congresso Nacional é evento que integra a agenda da IELB, portanto, de acordo com o rondonense, é um evento da Igreja. “A IELB é a mentora do congresso. Como nossa diretoria foi de Marechal Cândido Rondon, tivemos o privilégio de sediar o congresso, trazendo-o ao município e tornando-o conhecido daqueles que ainda não haviam vindo para cá”, ressalta.

Segundo Rohloff, as congregações da cidade e as paróquias deverão ser beneficiadas primeiramente pela credibilidade que a IELB tem no país. “O povo de Marechal Rondon tem um carinho especial por famílias, e as três palestras foram voltadas às famílias, indo ao encontro das necessidades da comunidade, pois um dos melhores investimentos é na família”, comenta.

Com as expectativas do congresso superadas em termos de programação, número de inscritos e nos eventos realizados, Rohloff menciona que certamente haverá um fortalecimento na Igreja como um todo no município e região, a considerar que as pessoas se uniram muito em torno dessa causa. “Haverá também o fortalecimento nas congregações do município e de cidades da região pelo comprometimento das pessoas”, acredita.

Para o presidente da Liga dos Leigos de 2010-2013, o conservadorismo foi deixado um tanto de lado neste congresso, o que pode representar mudanças positivas ao município e às congregações locais.

“Nós vimos que é possível fazer religião de modo diferente, e isso representa mudanças, pois revelou que se pode trabalhar por congregações diferentes. O congresso mexeu muito com todos nós. A sociedade quer receber a religião e vivê-la de maneira diferente. O grupo e o Brasil todo ajudaram a fazer o congresso, que mostrou que a gente pode mudar as coisas sem perder a essência principal que é a Palavra de Deus”, declara.

Marco

De acordo com Rohloff, a IELB tem um carinho especial por Marechal Rondon e região pela quantidade de fiéis luteranos. “A prova do respaldo que nós temos (toda região) foi a vinda da direção da IELB, de departamentos, da Sociedade Bíblica, do programa Hora Luterana, entre outros”, aponta.

O congresso foi coroado de êxito, pois todas as áreas e autoridades da Igreja estiveram presentes. Cabe a nós sentir no coração os bons momentos vividos. É uma grande emoção, porque este congresso fica na história de Marechal Rondon, da Liga de Leigos e da IELB. Ele se torna um marco”, ressalta.

Uma das pessoas que ficou fascinada durante o congresso, menciona o rondonense, foi o presidente da IELB, reverendo Egon Kopereck. “Ele presenciou muitas coisas interessantes. Anotou muitos tópicos para levar à Igreja, não na parte doutrinária, mas na forma de conduzir um congresso, um grande evento. Podemos tornar alegres alguns momentos da igreja, com proveito bem maior e crescimento na fé, que são os primeiros pontos. Há como mudar alguns modos de trabalhar da Igreja Cristã no mundo”, afirma.

“Primeiramente agradeço a Deus pelo que proporcionou a mim. À minha família, minha esposa Leonir, aos meus filhos André, Josué e Jean o meu muito obrigado. Aos membros da diretoria, muito obrigado, pois todos foram muito comprometidos. Aos distritos Sete Quedas, Cataratas e Lago Itaipu, às congregações, à sociedade de Marechal Rondon, à imprensa que sempre abriu as portas para divulgar o evento à população, à segurança e ao Poder Público, muito obrigado”.

“Aonde íamos as portas estavam abertas. Agradeço porque Deus compensa a essas pessoas com muito amor e carinho. A gente tem de dizer muito obrigado. Creia e fique firme em Jesus Cristo. Sucesso também à nova diretoria da LLLB, que assumiu no culto de domingo”, conclui Rohloff.

Copyright © 2017 O Presente