Fale com a gente

Geral Journal of Dairy Science

Médica veterinária rondonense tem artigo agraciado em renomado periódico internacional

Publicado

em

Foto: Arquivo pessoal

A médica veterinária rondonense Pamela Itajara Otto, ex-aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Zootecnia, teve um dos artigos científicos de sua tese de doutorado agraciado com a referência de “Editor’s Choice” na secção de genética e genômica da edição de setembro do Journal of Dairy Science, o principal periódico internacional de divulgação de pesquisas científicas e tecnológicas em produção de gado de leite, um dos mais relevantes jornais em divulgação internacional na área de zootecnia e produção animal, sendo a publicação oficial da American Dairy Science Association.

Este trabalho é fruto da parceria que a docente Simone Eliza Facioni Guimarães, da Universidade Feredal de Viçosa, em Minas Gerais, com a Embrapa Gado de Leite e a Wageningen University & Research na Holanda, renomada universidade e de grande importância na área de pesquisa pecuária internacional.

No momento, Pamela é aluna de pós-doutorado e continua trabalhando na mesma linha de pesquisa, ainda em parceria com a Embrapa e com a Wageningen University, focando na variação genômica em produção de leite, procurando entender a contribuição dos componentes genômicos advindos das raças Gir e Holandesa para a raça Girolando.

Resumidamente, o artigo versa sobre a variação genômica encontrada em animais cruzados para a resposta ao estresse térmico, tema atual e de grande relevância na pecuária leiteira, trazendo também perspectivas de uso de aplicação da genômica nos programas de seleção e melhoramento dos rebanhos.

 

Sobre a pesquisa

Pamela contou ao O Presente sobre sua trajetória durante o doutorado e a construção de sua tese, relatando que um dos grandes desafios foi adaptar-se aos programas desenvolvidos pela Wageningen University &Research para a avaliação genética de aves e suíno, na avaliação de bovinos cruzados Girolando, os quais ela usou para realizar a sua pesquisa. Esse programa avalia a origem dos alelos de DNA de um animal, no caso da sua pesquisa, de um animal da raça Gir e outro da raça Holandesa, sendo que o cruzamento genético das raças dá origem à raça Girolando.

“Desta forma, bovinos Girolando apresentam algumas sequências de DNA vindas da raça Holandesa e outras vindas da raça Gir. Animais da raça Holandesa apresentam maior desempenho para a produção de leite, enquanto animais Gir apresentam menor produção, porém são mais rústicos quanto à temperatura, infestação por carrapatos e outros parasitas. Espera-se com este cruzamento originar animais que apresentem uma boa produção de leite e rusticidade”, comenta Pamela. Segundo ela, a utilização desses programas possibilita uma melhor avaliação dos animais, um maior conhecimento da característica analisada e seleção mais eficiente dentro de cada raça.

O trabalho de Pamela foi agraciado com a referência de Editor’sChoice, indicação essa que é concedida em toda edição do Journal of Dairy Science para os artigos que os editores desta revista selecionam como o de maior relevância entre os pares. Ela menciona que conquistou essa indicação, pois diversos estudos já foram realizados avaliando-se o desempenho de animais Gir, Girolando e Holandeses sobre efeito do estresse térmico por calor, por meio dos quais comprovou-se que bovinos Holandeses eram mais afetados, todavia, estes estudos não consideraram a raça de origem dos alelos, como foi realizado no estudo dela. “Diferente dos outros estudos, nossos resultados mostraram que os animais que tiveram uma melhor capacidade de manter a temperatura corporal em condição de estresse térmico apresentaram grande parte de seus alelos, vindos da raça Holandesa e não da raça Gir”, expõe.

A pesquisadora afirma que estas descobertas são de extrema importância não apenas para a raça Girolando, mas também para a raça Holandesa, e só foram possíveis devido ao uso dos programas desenvolvidos pelos pesquisadores da Holanda e pela parceria entre as instituições.

 

Aplicabilidade dos resultados

Questionada sobre a aplicabilidade dos resultados da sua pesquisa em Marechal Cândido Rondon, cidade que é destaque regional na produção de leite, Pamela diz que a aplicabilidade é possível não só em Marechal Rondon, mas em todas as regiões do Brasil. “Na nossa região a raça Holandesa é a predominante, devido ao clima e à topografia favorável. Contudo, em determinados períodos do ano, sofremos variações de temperatura, tanto para o calor quanto para o frio, o que pode afetar o desempenho dos animais”, ressalta, acrescentando: “O estresse térmico é um fator de extrema importância para a produção leiteira no Brasil e existem certas características que podem ser avaliadas para definir se um animal está ou não em estresse térmico. Assim é possível incluir estas características nas análises de avaliação genética e pode-se então selecionar um melhor reprodutor ou matriz para a característica desejada”.

O propósito do estudo, enaltece a rondonense, é a busca de animais com melhor adaptabilidade e resistência aos fatores ambientais que afetam o sistema de criação, buscando maximizar o desempenho e melhorando assim o rendimento dos animais.

 

Dados

Título da tese: ARCHITECTURE AND DISSECTION OF F2 POPULATION AND GIROLANDO BREED GENOME

Data de defesa: 27 de fevereiro de 2019

Orientadora: Simone Facioni Guimarães

Título do artigo: “Genome wide association studies for heat stress response in Bos taurus x Bos indicus crossbred cattle”

Link para o artigo: https://authors.elsevier.com/a/1ZXA650bFPMAa

 

O Presente com Universidade Federal de Viçosa

Copyright © 2017 O Presente