Fale com a gente

Geral Sem trégua

Nova onda de calor vai se prolongar até o fim do verão

Temperaturas de 37 °C a 40 °C já estão ocorrendo e ainda devem ser observadas até o fim da semana

Publicado

em

(Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

A nova onda de calor que começou a influenciar o Brasil esta semana vai se prolongar até o fim do verão. O outono começa oficialmente no dia de 20 de março, às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília.

Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.

Atualmente, o centro do sistema de alta pressão atmosférica está muito forte entre o Paraná, Paraguai e o Mato Grosso do Sul e gera a onda de calor que já eleva as temperaturas especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na parte oeste dos estados da Região Sul.

De 11 a 15 de março, na primeira parte desta onda de calor, as áreas que terão a maior elevação de temperatura serão o oeste e o sul de Mato Grosso do Sul e a porção oeste dos estados da Região Sul. Temperaturas de 37 °C a 40 °C já estão ocorrendo e ainda devem ser observadas até o fim da semana nestas áreas, que são bastante elevadas para os padrões normais do mês de março. Em outras áreas do Sul, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul temperaturas de 33 °C a 36 °C serão frequentes.

Para as regiões em laranja nos mapas, as temperaturas devem permanecer entre 3 °C e 5 °C acima da média ao longo do período; nas áreas em vermelho, as temperaturas ficam pelo menos 5 °C acima da média.

Onde vai fazer calor

O forte centro de alta pressão atmosférica que está sobre o Sul do Brasil vai se mover gradualmente em direção a São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro. No fim de semana e no começo da próxima semana, nos últimos dias do verão 2024, este centro de alta pressão ficará sobre a região Sudeste.

O “segundo tempo” desta terceira onda de calor de 2024 está sendo previsto pela Climatempo entre 16 e 20 de março. Com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, as áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a região Sul volta a ter pancadas de chuva. Mesmo assim, o calor ainda será intenso no Sul do Brasil.

Com Canal Rural

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente