Fale com a gente

Geral Registro

Paraná é o quarto estado que mais emitiu CPF em certidões de nascimento; veja como fazer

Publicado

em

Ainda de acordo com o levantamento, o estado é o quarto que mais realizou o ato no país (Foto: Divulgação)

Os cartórios de Registro Civil do Paraná já emitiram mais de 340 mil números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) diretamente em certidões de nascimento, segundo a Central de Informações do Registro Civil (CRC), administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). O serviço, iniciado em dezembro de 2015, no estado, é feito no mesmo momento do registro da criança.

Ainda de acordo com o levantamento, o estado é o quarto que mais realizou o ato no país, ficando atrás apenas de São Paulo (1.367.110), Rio de Janeiro (477.434) e Minas Gerais (371.763). No Paraná, o serviço foi idealizado por meio do Irpen-PR junto à Receita Federal com apoio da Anoreg-PR.
“Por meio deste procedimento, a criança já sai na hora com a certidão constando duas informações importantíssimas para o exercício da sua cidadania: o CPF e o registro de nascimento”, afirma o presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), da Arpen-Brasil, e diretor da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Arion Toledo Cavalheiro Júnior.

 

Como fazer?

A emissão do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) é gratuita e realizada no momento do registro do nascimento. Sendo assim, ela deve ser feita no cartório mais próximo da casa dos pais ou do parto da criança.

 

Com Bem Paraná 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente