Fale com a gente

Geral

Paraná pode ter neve nos próximos dias, dizem meteorologistas

Publicado

em

Divulgação
Última vez que nevou no Paraná foi em 2 de agosto de
2011, em Palmas

Nesta quarta-feira (17), dia em que Curitiba relembra a última vez que nevou na cidade, meteorologistas emitiram um alerta de neve para quatro cidades do Paraná. De acordo com eles, o fenômeno pode acontecer na segunda-feira (22) em Palmas e em General Carneiro, no sul do estado, e também, em Clevelândia e em Pato Branco, no sudoeste. O fenômeno também deve atingir Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, uma frente fria deve chegar ao Paraná até a madrugada de sexta-feira (19), trazendo chuva ao estado. “Todas as regiões paranaenses vão ter dias bastante chuvosos até domingo (21). Nesse dia, haverá queda brusca das temperaturas, especialmente na divisa com Santa Catarina e na região oeste”, esclarece.

Para que a neve ocorra, Verardo explica que é necessário ter a combinação de chuva e muito frio. “Primeiro, vem a frente fria com chuva e depois, a massa de ar polar, que derruba as temperaturas. E é isso o que a previsão está indicando”, revela.  Segundo o meteorologista, nos próximos dias, existe a chance de mais cidades do estado receberem o alerta.

Apesar das condições de neve para segunda, o dia mais frio está previsto para terça-feira (23). A Somar antecipa que, em Palmas, a temperatura deve chegar -5°C, uma das menores mínimas que poderão ser registradas no Paraná. Em Clevelândia, a máxima não passa dos 10°C. Para a capital do estado, os curitibanos podem ter uma mínima de -2°C. Os meteorologistas avisam que a sensação térmica, temperatura sentida na pele, vai ser inferior a esses valores.

Última neve
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o último registro de neve no estado foi em 02 de agosto de 2011, no município de Palmas. “Não foi uma neve intensa, mas foram pequenos flocos, que podem ser considerados neve”, esclarece o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Em 2010 e 2012, Jacóbsen lembra que o tempo criou condições de umidade e frio, mas não foram suficientes para formar o fenômeno. Segundo o meteorologista do Simepar, entre sábado (20) e domingo, vai ser possível confirmar se deve ou não nevar. “O que se pode garantir é um grande resfriamento. Talvez seja o frio mais intenso de todo o inverno deste ano no Paraná”, revela.

Copyright © 2017 O Presente