Fale com a gente

Geral Previsão

Quando vai fazer frio no Brasil? Especialista responde

A partir desta sexta-feira (22/3), as temperaturas vão cair no Sul e Sudeste, além de um corredor de umidade que deve se formar e causar chuvas

Publicado

em

(Foto: Gilson Abreu/AEN)

Depois de um verão com temperaturas acima da média, episódios de ondas de calor, recordes de temperaturas e o 2023 como o ano mais quente da história, a pergunta é: quando vai fazer frio no Brasil?

Primeiro, é importante entender que, até mesmo antes do verão, as temperaturas permaneceram acima dos padrões por conta das mudanças climáticas e a vigência de um El Niño de forte intensidade. Embora esteja em enfraquecimento, este mesmo fenômeno ainda segue ativo e capaz de influenciar o clima.

Quando vai fazer frio?

O começo do outono terá a influência de uma frente fria que chega para quebrar os dias seguidos de muito calor no Centro-Sul do Brasil. A partir desta sexta-feira (22/3), as temperaturas vão cair no Sul e Sudeste, além de um corredor de umidade que deve se formar e causar chuvas.

A capital Curitiba, por exemplo, vai apresentar uma queda brusca de temperaturas, passando de mínima de 19ºC e máxima de 31ºC na quinta-feira (21/3) para mínima de 15ºC e máxima de 19ºC na sexta-feira. E assim deve seguir pelos próximos dias.

São Paulo vai sair de temperaturas máximas de 34ºC para termômetros entre 17ºC e 20ºC. Com uma maior amplitude térmica, a capital Porto Alegre vai ver as mínimas despencarem para 18ºC, mas máximas de até 26ºC podem ser registradas no sábado.

“Os ventos mudam a direção, trazem ar fresco e aliviam o fim de semana”, afirma Desirée Brandt, meteorologista da Nottus.

Previsão do tempo para três capitais nos próximos dias indicam queda brusca de temperatura — Foto: Globo Rural
Previsão do tempo para três capitais nos próximos dias indicam queda brusca de temperatura — Foto: Globo Rural

Acesse a ferramenta gratuita de clima e veja como fica o tempo na sua cidade!

Outras áreas de destaque são as serras gaúcha e catarinense, como a cidade de Caxias do Sul, que pode registrar até 11ºC. Campos do Jordão, em São Paulo, vai ver o calor cessar e permanecer com temperaturas entre 14ºC e 18ºC. Já São Joaquim, em Santa Catarina, sai de uma máxima de 27ºC na quinta-feira para um mínima de 8ºC no sábado.

A especialista pondera que os avanços de massas de ar polar só estão previstos quando a neutralidade tomar o lugar do El Niño. Essa condição deve ser concretizada entre abril e junho, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), o principal órgão de monitoramento dos fenômenos, que é ligado ao governo dos Estados Unidos.

Isso porque “as massas de ar polar avançam de forma livre pelo continente quando estamos sob neutralidade. Isso tem mais potencial de quedas maiores de temperatura”, explica a meteorologista.

Não significa que o outono terá frio rigoroso, mas alguns episódios de frio serão sentidos, diferentemente de 2023, quando praticamente não houve dias frios. A Nottus indica que o primeiro “frio de verdade” que sentiremos será na segunda quinzena de abril, com destaque para os estados do Sul.

É entre o fim do outono e o inverno – entre junho e julho – que os episódios de frio intenso poderão acontecer, com condições para geada nos três estados do Sul, com temperaturas próximas a 0ºC. Esse frio deve até refletir em São Paulo, com temperaturas perto de 10 ºC.

“Entre junho e julho teremos uns quatro episódios de queda acentuada de temperaturas e geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, diz a especialista.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente