Fale com a gente

Geral

Radar de tempestades está em fase final em Cascavel

Publicado

em

Cícero Bittencourt/RPCTV
Construção do radar começou no abril de 2012

Está em fase final a construção do radar do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Instalado em Cascavel o equipamento vai ajudar no monitoramento de tempestades. A previsão é de que o sistema comece a funcionar a partir do mês de setembro.

Na quinta-feira (25), placas, de fabricação chinesa, foram colocadas para proteger a antena que captura os sinais do radar. Um guindaste auxiliou os operários na montagem da estrutura. O trabalho é feito por funcionários de uma empresa americana, que também produziu o equipamento.

“Envolve pessoal especializado. A maior parte é pessoal que trabalha com altitude para fazer a montagem. Além disso, têm técnicos. São engenheiros da empresa americana que fabricou o radar e eles estão aqui fazendo a montagem do equipamento, colocando ele para funcionar”, explicou o diretor do Simepar Cesar Benetti.

As obras no ponto mais alto da cidade começaram há cerca de um ano. Uma torre de 25 metros e capaz de suportar ventos de até 110 km/h foi instalada no local. De acordo com o Simepar, com o novo equipamento, a intenção é prever a chegada de tempestades com mais de 12 horas de antecedência.

Os produtores rurais da região deverão ser os principais beneficiados com o novo equipamento, já que as informações meteorológicas serão mais precisas.

“Nessa época do ano, por exemplo, nós temos um trabalho com o Iapar, que é o alerta de geadas. Então, o radar vai fazer parte de um sistema maior. Ele vai completar as nossas informações, melhorando nossa capacidade de detecção de tempestades que atinjam essa região e melhorando a nossa capacidade de medição de chuva”, disse Benetti.

O investimento total é de quase R$ 10 milhões, que serão bancados pelo Simepar e pelo governo do estado. Atualmente, apenas um radar faz o monitoramento do tempo, localizado em Teixeira Soares, nos campos gerais, e que funciona há mais de 15 anos.

Copyright © 2017 O Presente