Fale com a gente

Geral

São Francisco do Sul é evacuada após incêndio e fumaça

Publicado

em

Agência RBS
Incêndio deixa moradores da cidade preocupados com fumaça tóxica

A fumaça tóxica proveniente do incêndio que tomou um armazém de fertilizantes próximo a BR-280, em São Francisco do Sul, Santa Catarina, está deixando a população apreensiva. Segundo a Polícia Militar, alguns moradores estão deixando o município. “As pessoas estão saindo da cidade”, contou o morador Paulo Roberto Alves, de 49 anos.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militares da região (São Francisco do Sul, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha e Joinville, além do Comando Geral de Florianópolis e do helicóptero da PM Arcanjo) foram chamadas para auxiliar no combate ao incêndio que começou por volta das 23 horas de ontem (24).

Até as 11 horas de hoje (25), as equipes trabalhavam no controle do fogo. O armazém fica dentro de um terminal de cargas no Bairro Paulas. O local e bairros circunvizinhos precisaram ser evacuados por causa da fumaça tóxica. No local, havia cerca de dez mil toneladas de fertilizantes.

Paulo Roberto é um dos mais de 42 mil habitantes que teve a rotina afetada pelo incidente. Sua casa fica a cerca de dois quilômetros do armazém. O morador e sua família foram no início da manhã desta quarta-feira para Joinville, onde vai ficar na casa de parentes até que “as chamas sejam controladas”. Já o morador David Feliciano da Silva, de 21 anos, foi para Araquari.

As famílias das localidades atingidas pela fumaça foram levadas para dois abrigos: um no Colégio Estadual Santa Catarina e o outro na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Pessoas intoxicadas foram encaminhadas para hospitais de São Francisco do Sul e Joinville. Conforme os Bombeiros Voluntários, a fumaça estava passando baixa sobre as casas.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Antônio Edival Pereira, a orientação é que as pessoas procurem um local arejado, já que o produto contém substâncias tóxicas, como nitrato de amônia e cloreto de potássio. “Estamos trabalhando para amenizar a situação”, declarou.

Bloqueio
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) montou uma barreira no trevo de Balneário Barra do Sul, em direção a São Francisco do Sul, para orientar as pessoas a não seguirem em direção ao município por volta das 8 horas. A polícia informou que o tráfego está bastante intenso no sentido São Francisco do Sul-Joinville porque alguns moradores estão deixando a cidade. Até as 11 horas, havia formação de fila de aproximadamente quatro quilômetros.

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, pela localização do fogo, a fumaça deve ir no sentido do mar e acabará passando pelas praias da cidade. O vento na região de São Francisco do Sul é na direção Oeste/Sudeste.

Copyright © 2017 O Presente