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Valorização do ouro eleva preço de joias em cerca de 20%

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Carina Ribeiro/OP
Elevação do custo da matéria-prima teve reflexo no preço das joias fabricadas em Rondon

 

A valorização de quase 40% do ouro no período de cerca de 12 meses está elevando também o preço dos produtos no mercado de joias. O material precioso registrou elevação de 23,01% neste ano e de 6,98% só em setembro. Na segunda-feira (19) a cotação do metal fechou em R$ 101,50 o grama.
O ouro é matéria-prima para a produção de alianças, gargantilhas, pulseiras, brincos e relógios, dentre outros, que tiveram elevação de preço em lojas de Marechal Cândido Rondon. Conforme o ourives Cleverson Dahmer, da Casa das Joias, há cerca de 15 dias foi necessário reajustar a tabela de preços das mercadorias da empresa no patamar de cerca de 20%. “O aumento do preço de custo acaba sendo repassado para o cliente”, expõe.
De acordo com a proprietária da Berta Joias, Voni Berta do Amaral, ao longo de pouco mais de um ano a alta foi de aproximadamente 50%.

 

 

Segundo Dahmer, devido à alta, alguns pares de aliança ficaram até R$ 100 mais caros. Uma corrente de um grama que antes podia ser adquirida por R$ 150, hoje está orçada em cerca de R$ 240. “Até mesmo alguns orçamentos repassados anteriormente perderam a validade, pois eram valores inferiores. Por causa do aumento até perdemos alguns negócios, mas a alta foi geral e para repor a mercadoria também teremos que pagar mais caro”, lamenta.
Ele acredita que a valorização tenha origem na crise da Europa, tendo em vista que muitos investidores passam a investir mais em ouro, tendo em vista a insegurança de investimentos em outros ativos. “É a lei da oferta e da procura, havendo mais gente querendo comprar, o preço sobe”, resume.

Prata e semijoias
Outro metal com maior valorização é a prata, que, de acordo com o profissional rondonense, registrou valorização de cerca de 25%. “O preço de custo da prata pura quase dobrou”, comenta Dahmer. Um par de alianças que antes custava na faixa de R$ 50 agora está sendo vendido a R$ 62,50.
Até mesmo as semijoias acabam tendo interferência de preço, tendo em vista que são banhadas em ouro puro e por isso também ficaram mais caras.

Alternativa
Segundo o ourives, devido à elevação principalmente do ouro, muitas pessoas estão optando em desmanchar peças antigas e fazer novas. “Assim, elas acabam pagando somente pela mão de obra e têm uma nova joia”, afirma, garantindo que a demanda pelos serviços da oficina aumentou.
Quem pensa em vender alguma joia de valor, geralmente encontra dificuldade no município. Dahmer afirma que a empresa evita comprar joais. “Preferimos realizar troca por outra mercadoria”, ressalta, tendo em vista que a compra com valor de matéria-prima muitas vezes acaba desestimulando o vendedor. “Nós consideramos que teríamos que fazer o desmanche, retirar a liga, fazer a purificação do outro. Há cerca de 10% de perda no processo, além do custo de mão de obra para produção de uma nova peça”, justifica.

Natal
Devido ao encarecimento das joias, o empresário já teme pela retração das vendas em datas comemorativas até o final do ano, especialmente o Natal. “Se depender somente da venda de joias fica complicado, por isso vamos apostar também na comercialização de óculos”, adianta o ourives.

Valor emocional
Já na visão da empresária Voni Berta, a alta do ouro e dos preços das joias aumenta a valorização do produto.
“Quando encarece, as pessoas precisam se preparar mais para comprar, mas isso contribui para criar uma expectativa maior. Dar uma joia para outra pessoa tem mais valor, já que o glamour é ainda maior”, salienta.
Por estes motivos, ela não acredita que o fato de os preços terem subido vai desestimular a compra. “Vai haver ainda maior procura, pois é próprio do ser humano: aquilo que mais vale, mais se busca”, aponta.
Ela observa que o comprador de joia geralmente está disposto a pagar pelo produto para realizar o desejo de tê-lo, seja dele próprio como da pessoa que será presenteada. “O ouro representa a economia nacional e as pessoas vão respeitá-lo ainda mais com a valorização”, observa.
Voni afirma que comprar uma peça também é um investimento, do qual pode-se recorrer em algum momento de apuro. No entanto, ela ressalta que toda joia recebida como presente carrega consigo mais do que o valor como mercadoria. “Cada joia é única e tem por trás uma história, uma data especial, uma pessoa especial. Ela envolve o emocional das pessoas”, conclui.

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