Fale com a gente

Geral Jovem Empreendedor

Vencedores do Concurso de Vídeo Amador participam de Congresso Paranaense

Publicado

em

 

Os vencedores do 1º Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) participaram, no fim de semana, do Congresso Empresarial Paranaense, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), em Foz do Iguaçu.

Durante o evento, o coordenador da Comissão dos 50 Anos da Acimacar, Josué Maioli, acompanhado do presidente da Acimacar, Gerson Froehner, e do presidente do Conselho Jovem Empreendedor (Cojem), Mairus Gruber, foram convidados a apresentar o projeto à classe empresarial de todo o Estado, oportunidade em que Maioli falou que o projeto é uma das ações alusivas aos 50 anos da entidade e teve o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos alunos do 9º ano da rede de ensino pública e privada. “Na oportunidade, pudemos passar aos representantes das associações e aos empresários presentes a importância deles estarem com os olhos voltados para as próximas gerações, que estarão direta ou indiretamente envolvidas com o empreendedorismo no Brasil, em especial no Paraná, para que no momento em que comece a acontecer essa transferência de responsabilidade, através do exercício do empreendedorismo por parte desses jovens, possamos estar tranquilos e preparados, sabendo que teremos bons substitutos”, enfatizou Maioli.

Na ocasião, o projeto foi colocado à disposição das associações do Estado para que seja aplicado e multiplicado na rede de ensino da área de abrangência das entidades. “Após nossa apresentação, tivemos dezenas de associações comerciais que vieram nos parabenizar e pedir o escopo do projeto para que possam realizar ações semelhantes em suas associações. Estamos atendendo um a um com o objetivo de disseminação do empreendedorismo nas escolas de suas cidades”, frisou.

 

Reconhecimento

O presidente da Acimacar, Gerson Froehner, destaca o reconhecimento recebido no Congresso Empresarial, bem como a intenção de dar continuidade ao projeto. “A repercussão foi enorme, tanto do projeto como do nome da entidade, então com certeza conseguimos mais do que esperávamos, e esse reconhecimento de fora é gratificante. A intenção é dar continuidade ao projeto na cidade, vamos apenas verificar como será o modelo, e neste processo a parceria com o Cojem é muito importante”, declarou, acrescentando: “Conseguimos trazer os alunos para conhecer o maior evento empresarial do Paraná, a entidade, nossa equipe e serviços, proporcionamos uma experiência de vida que ficará marcado na lembrança deles. Quem sabe algum dia sejam empresários ou estejam na diretoria da Acimacar e se lembrem deste momento oportunizado pela entidade”, expôs.

Para assistir ao vídeo da apresentação do projeto no Congresso Empresarial Paranaense basta acessar o link https://goo.gl/mLVy9j ou a página do Facebook da Acimacar. A cobertura fotográfica pode ser conferida pelo Flickr da Acimacar.

 

Premiação

Além da participação no evento da classe empresarial paranaense, os estudantes, acompanhados por nove conselheiros do Cojem, fizeram um tour pelo Mabu Thermas Resort Hotel, local que recebeu a Convenção, conhecendo toda estrutura e serviços oferecidos e ainda foram premiados com uma visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu e um voo panorâmico de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu. “Mais importante que a premiação foi poder mostrar o cotidiano da classe empresarial brasileira. Nós falamos para mais de 600 alunos sobre o assunto empreendedorismo, sobre a Acimacar e a importância que a entidade tem na comunidade local e regional”, enalteceu Maioli.

Foram premiados os trabalhos elaborados pelos alunos Fernando Wilian Meireles, Fernando Luiz Spohr e Vivian Elizabeth Prieto Marin do Colégio Estadual do Campo Novo Três Passos; Ana Carolina Bade Zimmermann, Débora Thaís Umeres de Souza e Jhenyfer Munique Lenz do Colégio Antônio Maximiliano Ceretta; Karine Aparecida da Silva, Marcieli Taís Biezotti e Yasmim Braun de Moura do Colégio Estadual Dealmo Selmiro Poersch; Ester Dias Schneider, Kesia Tabita Kogik Tydercke e Melissa Hansen do Colégio Estadual Frentino Sackser; Carolina dos Santos Schlindwein, Karin Wilmsen Fraitag e Netlyn Schutz Hobold do Colégio Evangélico Martin Luther.

 

Experiência
Através do concurso, Késia conheceu Foz do Iguaçu pela primeira vez. “Estou encantada com a cidade. Fiquei fascinada pela estrutura da Usina Hidrelétrica, sou muito grata por essa oportunidade que a Acimacar está me proporcionando”, declarou, contando que ao participar do concurso despertou nela a vontade de empreender: “O concurso possibilitou que eu conhecesse mais sobre o empreendedorismo, futuramente pode ser que eu possa trabalhar empreendendo”.

Para a professora Andréia Besen, que orientou os trabalhos junto com a professora Letícia Amorim no Colégio Ceretta, esta é uma oportunidade única que os estudantes estão tendo de participar do Congresso Paranaense e de conhecer as maravilhas de Foz do Iguaçu. “Para os alunos foi um desafio trabalhar com empreendedorismo, pois era algo que ainda não conheciam, mais foram preparados e desenvolveram um dos vídeos que foram premiados. Eles estão vislumbrados com a cidade e tudo que estão conhecendo aqui. Estão orgulhosos em representarem a comunidade escolar e de terem a oportunidade de participar dos 50 anos da Acimacar. Agradeço por participar de um evento tão grandioso e que nos ensinou tanto. Com certeza foram plantadas novas sementes do empreendedorismo. Faremos a nossa parte, pensando no bem comum, o melhor para todos sendo melhores a cada dia”, destacou Andréia.

“Muito bacana trocar informações com os jovens motivando-os a serem empreendedores. Para muitos foi o primeiro contato com um evento desse porte e a primeira vez que conheceram a estrutura da Itaipu. O fato do congresso ser realizado no Mabu trouxe um atrativo a mais, o resort dispõe de uma excelente estrutura física”, expôs o presidente do Cojem, Mairus Gruber.

Além desta premiação aos vencedores, todos os alunos participantes ganharam um curso aprofundado sobre empreendedorismo, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), com data ainda a ser definida.

 

Sobre o Congresso

O evento reuniu representantes das 290 associações comerciais do Estado, que puderam trocar experiências, aprender mais sobre o mercado e estabelecer networking. A programação contou com oficinas, painéis técnicos e palestras.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente