Ecoville – Maior rede de limpeza
Marechal Rondonenses e ex-rondonenses

10º Encontro da Turma da Saudade promete reunir 80 pessoas em Marechal Rondon

Foto: Joni Lang/OP
  • Carnaval da turma no ano passado (Foto: Arquivo pessoal)

  • O 2º Encontro de Carnaval da Turma da Saudade aconteceu neste ano e, a exemplo dos outros eventos, também foi bem prestigiado e animado (Foto: Arquivo pessoal)

  • Equipe organizadora do encontro deste ano (Foto: Joni Lang/OP)

  • Parte da equipe responsável pela organização do evento esteve reunida na segunda-feira (15) para tratar sobre detalhes da programação (Foto: Joni Lang/OP)

  • Momento de descontração após reunião no Panorama Coworking (Foto: Joni Lang/OP)

  • Mirta Steinmacher e Rudimar Nico Welp: à frente da equipe organizadora (Foto: Joni Lang/OP)

  • Evento mais recente foi realizado no ano passado com dezenas de participantes: expectativa otimista para a edição deste ano (Foto: arquivo pessoal)

  • Evento do ano de 2012 (Foto: Arquivo pessoal)

  • Encontro em julho de 2013 Foto: Arquivo pessoal)

  • Edição de julho de 2014 Foto: Arquivo pessoal)

  • Edição no ano de 2015 Foto: Arquivo pessoal)

  • Turma da Saudade reunida no ano de 2016 (Foto: Arquivo pessoal)

  • Em 2017 foi realizada mais uma edição do encontro (Foto: Arquivo pessoal)

  • Evento mais recente foi realizado no ano passado com dezenas de participantes: expectativa otimista para a edição deste ano (Foto: Arquivo pessoal)

 

Rever os amigos, jogar conversa fora e compartilhar boas lembranças vividas durante anos de convivência. Este é o principal intuito de um grupo de rondonenses que propositalmente leva o saudosismo no nome. Trata-se da Turma da Saudade, que organiza o 10º encontro, agendado para este sábado (27), das 10 às 21 horas, ou até o horário que o povo tiver disposição e ânimo.

O 10º Encontro da Turma da Saudade acontecerá no bosque do Clube Concórdia, em Marechal Cândido Rondon, local escolhido justamente para que o grupo de 80 a 90 pessoas, que se divide entre rondonenses e os ex-rondonenses que atualmente residem em 12 a 15 Estados do Brasil tenha momentos de privacidade e possa usufruir da agradável companhia dos “compadres e comadres”.

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

As atividades da Turma da Saudade foram iniciadas em meados de 2009, quando os amigos Rudimar “Nico” Welp e Erna Kempfer, durante um almoço de compadres, sonharam com um evento para reunir anualmente os colegas de época para celebrar a amizade e amenizar a saudade. Depois aconteceram algumas reuniões, até que, a partir da adesão da blogueira Rosiglê Schneider, as ideias foram aflorando, o que culminou com a proposta de reativar ao menos uma noite de carnaval em Marechal Rondon.

O 1º encontro da Turma da Saudade foi realizado em julho de 2010, com a presença de aproximadamente 25 amigos. Naquela ocasião foi acordado que os encontros aconteceriam no sábado que antecede a Festa Nacional do Boi no Rolete.

As conversas correram e o grupo preparou a 2ª edição do encontro, que foi realizado em julho de 2011 e reuniu um número maior de participantes, tornando-se bem-sucedido.

 

FORTALECIMENTO

A partir desse momento, a Turma da Saudade teve seu número de participantes ampliado consideravelmente. Muitos que já moraram em Marechal Rondon souberam da novidade por amigos e parentes e se filiaram ao grupo. Foi grande a participação de amigos de outros grupos de carnaval que também desfilaram e brincaram no Clube Concórdia. Os colegas do então Ginásio Marechal Cândido Rondon, do período de 1973 a 1978, aderiram com muita determinação, o que fortaleceu e muito a Turma da Saudade, que se tornou um grande sucesso devido ao desejo unânime de rever amigos e passar um dia junto para relembrar os tempos passados.

De 2010 até o ano passado foram nove encontros durante a Expo Rondon. Ainda em 2018, o grupo realizou o 1º Encontro de Carnaval da Turma da Saudade, tendo por local o Sítio Vorpagel. O evento foi tão exitoso a ponto de garantir o 2º Encontro de Carnaval, que aconteceu neste ano.

 

ORGANIZAÇÃO

A Turma da Saudade é formada por um grupo de amigos sem conotação política e religiosa, com o hábito de realizar um almoço pago pelos participantes, além de cobrir despesas de som e aluguel. O evento não possui fins lucrativos.

A comissão organizadora normalmente é composta por moradores de Marechal Rondon, pessoas que mostram o desejo de se dedicar para realizar o evento, sendo que uma das reuniões para os últimos ajustes da 10ª edição ocorreu no dia 15.

O empenho de parte do grupo tem sido grande especialmente nos últimos dias para preparar o 10º Encontro da Turma da Saudade. Embora não exista uma diretoria, nove integrantes estão à frente da organização. São eles: Nico Welp, Mirta Steinmacher, Erica Schlikmann, Vera Teske, Ilse von Borstel, Delcio e Hanelore Vorpagel, Sandra Nacke e Marta Krepski.

Segundo os organizadores, foi criada uma hierarquia para facilitar a preparação das atividades. O coordenador é Nico Welp; responsável secretária e financeira, Mirta; organização: Ilse, Sandra, Marta e Delcio; ornamentação: Erica, Vera e Hanelore; alimentação Vili Nacke e equipe.

 

O Presente

TOPO