Marechal Dia de provas

960 candidatos devem fazer o vestibular da Unioeste domingo em Marechal Rondon

Coordenador do vestibular da Unioeste no campus rondonense, Paulo Lüdeke: “É essencial que os candidatos respeitem o horário de abertura e fechamento dos portões, utilizem caneta esferográfica com tinta azul ou preta e mantenham desligados os aparelhos eletrônicos” (Foto: O Presente)

No domingo (1º) será realizado o Concurso Vestibular 2020 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). São 1.230 vagas distribuídas em cinco campi: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Cerca de 11 mil candidatos estão inscritos às vagas em toda a Universidade.

A prova será em dois turnos: manhã e tarde. Durante a manhã, os portões abrem às 07h40 e fecham às 08h10. Já à tarde abrem às 14h10 e fecham às 14h40. As etapas terão duração de três e quatro horas.

Casa do Eletricista – RETOMA

As provas serão aplicadas em sete cidades do Paraná, que são as cinco onde há campi da Unioeste, além de Curitiba e Maringá. Na inscrição, cada candidato pôde escolher em qual cidade prefere realizar o concurso vestibular. O ensalamento está disponível no site do vestibular, no qual é possível verificar local e sala de prova. Basta acessar o menu candidato em www.unioeste.br/vestibular.

 

MARECHAL RONDON

O coordenador do concurso vestibular em Marechal Rondon, Paulo Cesar Lüdeke, informa que no campus rondonense 1.120 candidatos estão inscritos às 222 vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Zootecnia, Geografia, História, Educação Física – Licenciatura, Educação Física – Bacharelado, Letras/Português com habilitação nas línguas Inglesa, Espanhola ou Alemã. “As provas em Marechal Rondon acontecerão exclusivamente no campus local e reunirão 963 candidatos”, comenta.

Lüdeke diz que é primordial que no dia da prova o candidato não esqueça nenhum item importante. Segundo ele, são indispensáveis documento original com foto e caneta esferográfica preta ou azul confeccionada em material transparente e sem nenhum mecanismo adicional. “Todo aparelho eletrônico, a exemplo de telefone celular, deve estar totalmente desligado, uma vez que qualquer ruído, toque ou vibração acarretará na desclassificação do candidato”, alerta.

Ele aconselha os candidatos a se preocuparem com o bem-estar. “É importante se alimentar bem no dia anterior e procurar dormir o suficiente para estarem descansados para enfrentar um dia inteiro de provas”, orienta, acrescentando: “É essencial respeitar o horário de abertura e fechamento dos portões, entre outras questões. Desejamos que todos façam uma boa prova”, salienta.

 

MAIS CONCORRIDOS

Neste ano, são 11.365 candidatos concorrendo a uma vaga nos 65 cursos ofertados em todos os campi da Unioeste. O curso com maior concorrência é Medicina, em Cascavel, com 142,95 por vaga, e Francisco Beltrão, com 118,80.

Além de Medicina, outro curso que se destaca é o de Direito, sendo o mais concorrido em Foz do Iguaçu (18,15), Marechal Cândido Rondon (17,95), e o segundo mais concorrido em Francisco Beltrão (18,65).

Em Toledo, o curso mais solicitado é o curso de Engenharia Química, com 20 vagas sendo disputadas por 116 inscritos. Toda a relação candidato-vaga pode ser acessada no edital disponível em https://ingresso.unioeste.br/vestibular/images/publicacoes/Concorr%C3%AAncia.pdf

Em números, são 5.269 inscritos ao concurso Vestibular ao campus de Cascavel, 1.152 inscritos a Foz do Iguaçu, 3.370 ao campus de Francisco Beltrão, 1.120 a Marechal Rondon e 454 candidatos inscritos ao campus de Toledo.

 

A PROVA

A prova do Vestibular abrange 77 questões, sendo sete de cada uma das matérias e uma prova de redação. O conteúdo tem como base o currículo do Ensino Médio, sendo sete questões de cada matéria, nas áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Línguas Estrangeira Moderna e Redação); Ciências Humanas e suas tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia); e Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (Biologia, Física, Matemática e Química).

Durante a manhã, os vestibulandos realizarão a prova de Redação e 21 questões da área de Linguagens. Já no período da tarde os candidatos farão as questões das demais áreas, totalizando assim 56 questões.

Todo o conteúdo programático e obras literárias podem ser acessados no site da Unioeste: www.unioeste.br/vestibular. O resultado oficial está previsto para ser divulgado no dia 20 de dezembro.

 

O Presente

TOPO