Fale com a gente

Marechal Entrevista ao O Presente

“A comunidade pode esperar muito empenho”, diz novo comandante do Corpo de Bombeiros rondonense

Publicado

em

Capitão Guilherme Rodrigues de Lima: “Temos a obrigação de continuar prestando um bom serviço à comunidade rondonense e continuar trabalhando para a evolução do Corpo de Bombeiros” (Foto: Divulgação)

Será realizada nesta quinta-feira (19), às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), a posse do novo comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros do município. O capitão Guilherme Rodrigues de Lima vai substituir o major Tiago Zajac, que após sete anos à frente do quartel se junta, agora, ao Comando Regional de Cascavel.

Em entrevista ao Jornal O Presente, o novo comandante do Corpo de Bombeiros disse que a notícia da sua transferência para Marechal Rondon já era algo esperado e que foi muito bem recebida por ele. “Isso é comum na carreira militar e sabemos que pode acontecer a qualquer momento. Eu já tinha respondido por Marechal no início da carreira, quando a cidade ainda pertencia ao Comando do Corpo de Bombeiros de Toledo”, conta ele, que já trabalhou em operações verão em Porto Mendes e Entre Rios do Oeste.

Lima está lotado em Palotina desde 2017, quando foi iniciada a militarização da unidade. No entanto, sua carreira começou bem antes. “Iniciei minha carreira em 2008, ao ingressar na Escola de Formação de Oficiais na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. Depois de formado, atuei nas unidades de Cascavel, Toledo, Palotina e agora Marechal Cândido Rondon”, menciona.

 

Visita

Conforme o militar, na semana passada ele visitou o quartel rondonense para conversar com os bombeiros e conhecer lideranças, bem como se inteirar das parcerias locais. Também participou de uma reunião entre os comandantes do 4º Grupamento de Bombeiros, que soma 41 municípios. “Na ocasião foi discutido o plano estratégico a ser adotado na região do 4º Grupamento”, expõe.

 

Expectativas

Na opinião de Lima, Marechal Rondon é uma cidade com grande potencial de desenvolvimento. “O próprio crescimento do Corpo de Bombeiros mostra essa capacidade, sendo que durante o período do comandante Zajac muitas melhorias foram realizadas. Em poucos anos a unidade saiu de Bombeiro Comunitário para Bombeiro Militar e passou a contar com serviços de ambulância, serviços de resgate, serviço de prevenção contra incêndios e pânico, dentre outros”, enaltece.

Diante desse avanço, ele salienta a “obrigação de continuar prestando bom serviço à comunidade rondonense e continuar trabalhando para a evolução do Corpo de Bombeiros, sempre em parceria com o Executivo municipal e com o apoio de outras instituições, visando à manutenção da ordem pública”.

De acordo com o novo comandante, a unidade rondonense do Corpo de Bombeiros é maior que a de Palotina. “Também possui uma área de atuação maior, contando com seis municípios, além de responder por mais dois municípios pertencentes ao Corpo de Bombeiros de Guaíra”, compara.

 

Desafios

Na opinião do capitão, o maior desafio, hoje, de qualquer comandante é lidar com o aumento da demanda de ocorrências. “É o principal fator resultante do crescimento demográfico, e a escassez de efetivo administrativo e operacional. É uma realidade que infelizmente atinge não só a região, mas o Estado como um todo”, frisa.

Apesar disso, ele ressalta que o trabalho realizado pela corporação à sociedade é excepcional. “As dificuldades surgem diariamente. A inovação tecnológica e o aperfeiçoamento técnico são fundamentais para superar esses desafios, mas não podemos esquecer o principal: o fator humano, nossos bombeiros militares. Somos um time, o trabalho de qualidade ofertado à população permanece e assim manteremos”, exalta.

Lima afirma que a comunidade rondonense pode esperar muito empenho e a abertura de uma nova fase no Corpo de Bombeiros. “Não sou diferente de qualquer cidadão rondonense. Apesar de não ser natural de Marechal, amo a região e tenho familiares aqui. Estou aberto a todos que precisarem. Estamos aqui para servir à comunidade”, finaliza.

Capitão Guilherme Rodrigues de Lima: “Temos a obrigação de continuar prestando um bom serviço à comunidade rondonense e continuar trabalhando para a evolução do Corpo de Bombeiros” (Foto: Divulgação)

 

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente