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Acimacar inaugura sede de R$ 5,5 milhões

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Joni Lang/OP
Nova sede da maior associação comercial per capita do Paraná será inaugurada na sexta-feira (30). Autossustentável, edifício em estilo contemporâneo tem área construída de 1,6 mil metros

 

Um prédio em estilo contemporâneo e construído dentro dos mais exigentes padrões de qualidade, primando pela sustentabilidade ambiental e preparado para receber diversos eventos. É assim a nova sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), que passa a ser o mais novo cartão-postal do município. O edifício será inaugurado na sexta-feira (30).

A obra edificada sobre um terreno de 2.236 metros quadrados conta com 1.613 metros quadrados de área construída próxima do Parque Ecológico Rodolfo Rieger, na saída de Marechal Rondon para Toledo, conta com investimentos aproximados de R$ 5,5 milhões e inúmeros ambientes, entre eles um auditório com capacidade para abrigar 200 pessoas, com telão de led de 180 polegadas, moderna acústica e iluminação, sistema de circulação de ar, assim como opção para dividir o ambiente. Recursos inovadores, como tablets, serão utilizados para controlar iluminação, ventilação e acústica das salas. A área de estacionamento chega a 3 mil metros quadrados, uma delas no mesmo complexo da obra comportando 25 carros e outra na quadra atrás do edifício para mais 45 veículos.

A nova sede da maior associação per capita do Estado do Paraná, que reúne mais de 1,6 mil associados, também está contemplada no pavimento superior com uma sala de treinamentos para 60 pessoas, uma sala de reuniões para mais de 40 pessoas, enquanto no térreo está disponível uma sala de treinamento para 30 pessoas, assim como a sala da presidência. A possibilidade é de abrigar eventos simultâneos.

Atendendo questões de acessibilidade, foi instalado um elevador moderno para oito pessoas, assim como banheiros adaptados e com amplas dimensões. O edifício foi construído com o objetivo de ser autossustentável em termos de energia elétrica, tanto que os vidros são preparados para manter a temperatura interior agradável, reduzindo o consumo de energia. Outra novidade e zelo com o meio ambiente está ligada ao sistema de tratamento de água.

 

Realização de um sonho

Inúmeras autoridades políticas e convidados estão confirmados para a inauguração marcada para as 20 horas de sexta-feira, na nova sede da Acimacar. Conforme o presidente Paulo Rodrigo Coppetti, uma das autoridades que marcarão presença será o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado do Paraná (Faciap), Guido Bresolin.

Para nós, construir e inaugurar a nova sede da Acimacar tem um significado especial, pois, além de uma conquista, representa a realização de um sonho após várias reuniões e tratativas. Eu tive sorte dela ser edificada na minha gestão, mas o trabalho vem sendo desenvolvido por várias gestões, enaltece.

A área foi adquirida no ano de 2014, na gestão do presidente Josué Maioli, sendo que em dezembro de 2015 foi realizada assembleia, oportunidade em que foi decidido pela construção da nova sede. Segundo Coppetti, em determinados momentos a obra chegou a ter 62 profissionais trabalhando em diversas áreas para concluir a construção dentro do prazo estabelecido, mesmo porque o atual prédio da Acimacar será entregue ao município, que o adquiriu. A partir de sábado (31), os profissionais da Acimacar passam a atender no novo endereço.

A nova sede é uma importante conquista aos nossos associados, às pessoas e às empresas que veem a Acimacar como sinônimo de apoio nas suas atividades. O nosso principal objetivo é defender a classe empresarial e trazer muitos produtos e serviços que venham ao encontro das necessidades da economia, assim como das atividades dos empresários. Pensando em ter um ambiente mais adequado para atender aos nossos associados, seja em treinamento, palestra e cursos é que nós estamos concluindo a construção de um prédio que vai oferecer ampla gama de serviços e opções aos associados, enfatiza Coppetti.

De acordo com ele, o objetivo dos diretores de uma das maiores associações comerciais e empresariais do Brasil foi justamente construir um prédio e disponibilizar uma estrutura que atenda a entidade pelos próximos 50 anos. Deixamos espaço pronto para ampliação e construção de novos ambientes. Nós adquirimos uma área com visibilidade por ser na Avenida Rio Grande no Sul, após o lago municipal e com saída para as principais cidades da região Oeste. A nossa ideia era construir algo que venha ao encontro da realidade mundial, salienta.

 

Mais de uma década

O ex-presidente da Acimacar e coordenador do projeto de construção da nova sede, Legário Gilberto von Mühlen (Beto von Mühlen), reforça que a edificação de uma nova sede é uma antiga preocupação dos diretores da Acimacar. Na gestão presidida por Beto foram apresentados dois projetos para ampliação da sede atual. Neste mesmo ano os associados decidiram pela construção de uma nova sede com ambientes amplos, o que foi intensificado na gestão de Ana Carolina Seyboth. A partir dali foram analisadas inúmeras áreas e foi pensado no padrão do projeto.

Depois de muitas tratativas foi optado por adquirir uma chácara de 24,2 mil metros quadrados que foi loteada. Os terrenos foram comercializados para que a Acimacar tivesse resultado positivo e permanecesse com uma área grande. Nós vamos utilizar uma área ampla para estacionamento, além de dois lotes que permanecem com a Acimacar para reserva futura, explica.

Beto destaca que havia pré-projetos em análise, sendo discutidas as reais necessidades para os próximos 30 anos. Nós visitamos muitas associações comerciais no Estado, procuramos aperfeiçoar a nossa estrutura para ser sustentável e dentro da realidade financeira. A Acimacar fez um grande negócio na aquisição do local e venda dos terrenos, onde toda área que permaneceu ficou sem custo porque gerou lucro com a venda dos terrenos e hoje a gente faz uma obra exemplar e cartão-postal para a nossa cidade. A Acimacar não tem recurso de órgãos públicos, nem ajuda de outra entidade, ela fez apenas um pequeno financiamento junto ao BNDES para que o caixa não fosse zerado. Ainda temos três terrenos para serem comercializados e a partir disso pode até ser quitado esse financiamento. Será entregue uma obra contemporânea e bem projetada para atender a nossa demanda e do município por muitos anos sem que haja comprometimento financeiro aos próximos presidentes, enaltece Beto. Prestamos contas em assembleia no dia 15, quando apresentamos tudo o que foi investido até aquela data. Estamos com grandes investimentos na estrutura interna, desde mesas, cadeiras, escrivaninhas, balcões, sendo praticamente tudo novo. Falamos de uma obra completa na faixa de R$ 5,5 milhões já toda mobiliada. As pessoas precisam conhecer este local. A Acimacar tem trabalhado muitos anos, participado de feiras, exposições, palestras e de todo tipo de serviço prestado com o objetivo de conseguir ter a tão sonhada nova sede para atender hoje os mais de 1,6 mil associados, completa.

 

Missão Cumprida

A atual sede da Acimacar, situada na Rua Sergipe, no centro de Marechal Rondon, foi construída no ano de 1976, na presidência de Guido Port. Hoje com 523 metros quadrados, o local passou por reformas que, além de tornar a estrutura mais adequada, deixaram-na com visual atraente e com ambientes mais amplos para as inúmeras atividades realizadas.

Conforme Coppetti, desde a fundação da entidade, em 07 de abril de 1968 por 51 empresários, muitas decisões e conquistas importantes a Marechal Rondon, microrregião e mesmo região foram iniciadas ou então discutidas pelos diretores da Acimacar. Se analisarmos a história que a Acimacar representa ao município, muitas conquistas que vieram para a nossa cidade e região, muitas ações e projetos concretizados nasceram em debates dentro da associação com a participação dos diretores, políticos e representantes da sociedade organizada, mobilizando vereadores, prefeitos, deputados e autoridades estaduais e nacionais. Juntando forças com essas autoridades e lideranças, nós, por meio de todos os diretores da entidade, conseguimos trazer inúmeros benefícios a Marechal Rondon e região, afirma.

A sede atual tem um significado muito importante e podemos dizer que ela cumpriu a sua missão em todos esses anos. Sabemos que todo processo responsável por movimentar a economia do município passa pela Acimacar. Muitas ações que o município vai realizar são discutidas antes com a entidade para que haja engajamento, união de forças e viabilização de recursos. A duplicação da BR-163 entre Toledo e Marechal Rondon é um exemplo de obra cujos debates foram iniciados dentro da Acimacar com representantes políticos estaduais. Fomos a Brasília, falamos com ministro, que deu o pontapé inicial. Também tem toda parte histórica do engajamento com a sociedade nestes 48 anos, o fortalecimento da economia e apoio institucional aos nossos associados. No prédio atual nós buscamos oferecer sempre o melhor. Como realizamos várias ações importantes, agregados ao Poder Público, um pouco desta sintonia e o sentimento de fazer prosperar também pode ser embutido na mente das pessoas que vão usufruir deste prédio (atual), finaliza.

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