Fale com a gente

Marechal “Depois de tudo”

Aluna do Colégio Martin Luther lança primeiro livro aos 16 anos

Publicado

em

Sofia Prass é aluna do 2º ano do Ensino Médio (Foto: Daniel Felício/OP)

Nesta terça-feira (08), o Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, realizou um ato cívico especial com os estudantes. Além da entoação do hino nacional, também foi realizada homenagem às mulheres pelo seu dia, comemorado hoje, e lançamento do livro “Depois de tudo”, da aluna Sofia Prass, do 2º ano do Ensino Médio.

A programação aconteceu na Igreja Martin Luther, onde o diretor do colégio, Ildemar Kanitz, iniciou as atividades com uma  oração. Logo após, a coordenadora geral, Liane Schwingel, abordou brevemente sobre a história da data alusiva à mulher e suas conquistas ao longo dos anos. Para finalizar a primeira parte, o professor Nicolas Lima homenageou as mulheres cantando a música “Ela une todas as coisas”, de Jorge Vercillo.

Em sequência, a aluna Sofia Prass falou sobre o processo de publicação da sua obra. O difícil não é escrever um livro, mas, sim, publicá-lo, revelou a jovem autora. Foram meses de conversa com gráficas e editoras. “Uma das primeiras que eu entrei em contato ficou tão sentida com o quanto eu era leiga no assunto que pediu para marcarmos uma reunião para explicar o processo de publicação”, lembrou Sofia.

Ela começou a escrever o livro em 2020, aos 14 anos. Na época, estava apaixonada por histórias de aventura e quis escrever algo do gênero. A construção da história e dos personagens foi inspirada em filmes que ela assistia. Mas até a edição final os percalços foram muitos. Sofia chegou a perder um arquivo com 50 páginas do livro no seu computador. “Pensei em desistir, mas lembrei dos conselhos de um professor”, confessa.

Após o contrato assinado, foram longos três meses para que a obra estivesse finalizada. “Quando o livro ficou pronto eu estava na escola e eu fiquei ansiosa para chegar em casa. Não tem como descrever a emoção de pegar o livro nas mãos e ver meu nome estampado na capa”, enaltece.

O diretor enfatizou a emoção de ver alunos realizando sonhos. “É gratificante para a escola, no caso de hoje, ver a nossa aluna publicando seu livro. A gente fica feliz. O papel da escola não só ensinar as coisas básicas, mas também ensinar os princípios, valores, ensinar os alunos a acreditarem, buscarem e realizarem seu sonho”, evidenciou.

Para o futuro ela já sabe o que quer: seguir escrevendo e cursar jornalismo. Aliás, a próxima obra já está a caminho. “Meu gênero favorito é terror, então deve ser um livro nesta linha”, conta. No final ela deixa uma mensagem. “Jovens, sigam os seus sonhos por mais difíceis e surreais que sejam”, pontua.

“Depois de tudo”
O livro conta a história de Lena, uma garota residente em um bairro pobre, que certa noite é raptada por um militar, após ouvir gritos e correrias. Separada da família, ela é levada para um avião em um campo com vários jovens de sua mesma faixa etária que também não sabiam o que estava acontecendo. Ao decorrer da história, os conflitos vão se revelando com bastante revolução, embates e disputas.

O livro está disponível em kindle pelo site da Amazon ou fisicamente por meio do instagram @sofiaprasss.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente