Fale com a gente

Marechal Número abaixo do esperado

Apenas dez grávidas foram vacinadas contra Covid-19 em Marechal Rondon

Publicado

em

(Foto: Arquivo/OP)

No final de abril o Ministério da Saúde inclui todas as gestantes e puérperas (mulheres no período pós-parto) no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Mas, alguns dias depois, o Ministério da Saúde voltou atrás e anunciou que a vacinação deste grupo ficaria restrita apenas às gestantes com comorbidades (doenças pré-existentes).

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o uso da vacina da AstraZeneca devido ao óbito de uma gestante de 35 anos por conta de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC). O óbito pode ter ligação com o uso da vacina AstraZeneca, mas ainda não foi comprovado que isso tenha causado a morte da gestante. Enquanto não se chega a uma conclusão do ocorrido, a Anvisa orientou que apenas as vacinas Coronavac e Pfizer sejam aplicadas em mulheres grávidas.

Em Marechal Cândido Rondon, atualmente, 284 gestantes fazem acompanhamento na rede pública de saúde. Dentro do grupo considerado com comorbidades, apenas dez grávidas haviam sido vacinadas até ontem (27), um número abaixo do esperado, segundo a secretaria de Saúde do município, Marciane Specht.

Na opinião dela, a baixa procura está relacionada à suspensão da vacina AstraZeneca, o que deve ter gerado receio nas gestantes. “Ao perceber o erro (que a AstraZeneca não tem a liberação do uso em grávidas), o Ministério da Saúde logo enviou aos municípios doses da Coronavac, que não tem nenhuma contraindicação”, expõe.

Além de contemplar as gestantes com comorbidades (com 18 anos ou mais), a vacinação no Parque de Exposições se estende também para pessoas com 60 anos ou mais para serem imunizadas com a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Gestantes e puérperas que possuem comorbidades devem apresentar no ato da vacinação, além de documentos pessoais e carteira de vacinação, uma declaração médica que comprove tal condição.
O atendimento acontece das 08 às 13 horas, todas as segundas, quartas e sextas-feiras.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente