Fale com a gente

Marechal O Presente na Comunidade

Bom Jardim: um distrito tranquilo que mantém muitos de seus moradores pioneiros

Publicado

em

(Foto: O Presente)

“O PRESENTE NA COMUNIDADE”

O projeto “O Presente na Comunidade”, estreado em dezembro, tem a finalidade de mostrar à população rondonense as comunidades do município, que recebem a visita da reportagem do jornal. O objetivo é dar voz e vez às lideranças e cidadãos destas localidades para que falem sobre projetos, atividades desenvolvidas entre outras iniciativas que acontecem nos bairros e distritos de Marechal Cândido Rondon.

 

DISTRITO DE BOM JARDIM

O distrito de Bom Jardim fica localizado no caminho de quem vai a Porto Mendes, distante aproximadamente 20 quilômetros do centro de Marechal Cândido Rondon. Trata-se de um lugar tranquilo, que mantém muitos de seus moradores pioneiros no local.

O distrito conta com Unidade de Saúde, que atende as necessidades em saúde da população que lá reside, além de academia da terceira idade. A escola do distrito atualmente está desativada e as crianças e adolescentes de Bom Jardim se dirigem às escolas do distrito de Iguiporã ou da sede de Marechal Rondon para estudar.

 

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA

Bom Jardim também conta com uma associação comunitária organizada e participativa, que tem como presidente Guido Herpich, que está em seu segundo mandato. Ele morou muitos anos no distrito, onde hoje possui uma propriedade na qual trabalha com a criação de aves. Seu sentimento de afeto pela localidade é externalizado quando fala sobre o lugar. “Bom Jardim é o local onde eu me criei, então essa ligação com o distrito permanece para sempre”, afirma.

A associação comunitária de Bom Jardim possui um centro comunitário, que é muito utilizado para eventos na localidade. As instituições do distrito utilizam o espaço, como o grupo de idosos, clube de mães, clube do bolãozinho, além das comunidades religiosas do distrito. “Dentro do pavilhão também tem quadra de esportes que é utilizada para jogos de futsal. O espaço também é alugado para aniversários, casamentos e festas de membros da comunidade”, relata o presidente.

Presidente da associação comunitária de Bom Jardim, Guido Herpich: “Precisamos também que a estrutura antiga da escola seja reformada ou quem sabe demolida para que seja construído um pavilhão menor, que é uma necessidade nossa” (Foto: O Presente)

 

MELHORIAS E REIVINDICAÇÕES

Herpich afirma que o distrito evoluiu muito nos últimos anos, e aponta como uma das principais conquistas a água encanada. “Hoje o distrito todo possui água encanada, distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e administrada pelas associações independentes, pois cada linha possui sua associação”, explica.

Apesar de Bom Jardim ter evoluído, ele diz que a comunidade sente falta de pavimentação na sede distrital. “Hoje nós sabemos que existe um projeto quase saindo do papel que é a ligação de Bom Jardim até a Linha São Carlos com pedras irregulares, contudo, em algumas linhas, falta pedra irregular. Nós precisamos também que a estrutura antiga da escola seja reformada ou quem sabe demolida para que seja construído um pavilhão menor, que é uma necessidade nossa. Esse é um dos projetos que nós estamos pleiteando para Bom Jardim”, enaltece o presidente da associação comunitária.

Da antiga escola ainda são usados alguns ambientes. A cozinha, por exemplo, é utilizada pela associação comunitária e as salas de aula em condições de uso servem de espaço para realização de reuniões. Antigamente, as sessões de votação, quando havia eleição, eram utilizadas para as urnas de votação, mas hoje as sessões se concentraram em Iguiporã.

 

TRADICIONAL FESTA DO MATAMBRE

Em Bom Jardim todos os anos é promovida a Festa do Matambre Recheado, tradicional evento do distrito realizado sempre no primeiro domingo do mês de maio. Neste ano a festa vai acontecer no dia 03 de maio.

Segundo o administrador distrital de Bom Jardim, Lauri Weber, na edição de 2019 foram vendidos em torno de mil quilos de matambre. “No último ano tivemos 56 equipes inscritas que assaram o matambre no concurso. Servimos aproximadamente 900 pessoas no bufê. Nossa festa sempre é boa, o pessoal procura para comprar ficha”, conta Weber.

Como algumas pessoas não gostam de matambre, os organizadores também oferecem outras carnes assadas, que não sejam o prato típico do distrito.

Administrador distrital, Lauri Weber: “Quando a população precisa de algum serviço, eu comunico a prefeitura. Acabo aproximando mais a população do distrito à prefeitura” (Foto: O Presente)

 

O ADMINISTRADOR DISTRITAL

Segundo Weber, seu papel enquanto administrador distrital é o de aproximar a população local da prefeitura. “Quando as pessoas precisam de algo da prefeitura, como a arrumação de alguma estrada, conserto de lâmpada da iluminação pública ou de algum outro serviço, eu comunico a prefeitura”, expõe.

 

“VI O DISTRITO CRESCER”

Morando há 54 anos em Bom Jardim, Valdemar Schumann destaca que viu o distrito crescer ao longo do tempo. “Nos últimos anos sentimos falta de melhorias para Bom Jardim. Parece que estamos parados no tempo, nos sentimos esquecidos. Perdemos muita área do nosso distrito para a Itaipu e não temos retorno disso. O distrito diminuiu bastante”, menciona.

Schumann comenta que Bom Jardim possui atualmente muitos brasiguaios, que encorpam o número populacional do distrito. “Muitos jovens saíram do interior e migraram para a cidade, mas muitas famílias pioneiras ainda permanecem no distrito. Eu particularmente não penso em ir para a cidade. Aqui estamos mais à vontade. Nossas casas não possuem muros, é bem tranquilo. Sem contar que em minutos você está na cidade. Temos um mercado aqui que tem de tudo”, enaltece. “Gosto muito da convivência com as pessoas. Aqui é um lugar pequeno, mas é muito bom para viver, muito tranquilo”, completa.

Valdemar Schumann, morador de Bom Jardim: “Gosto muito da convivência com as pessoas. Aqui é um lugar pequeno, mas é muito bom para viver, muito tranquilo” (Foto: O Presente)

 

BOM FLUXO DE CLIENTES

Tradicional comércio no distrito de Bom Jardim, o Mercado Weber atende a população da localidade no ramo alimentício. Atualmente, o comércio é administrado por Vanusa Correia, que está no estabelecimento há seis meses. “Como é o único mercado do distrito, as pessoas vêm bastante. Todos os dias a população procura o mercado. Temos um fluxo bom de pessoas. Oferecemos diversidade de produtos, atendendo a população do distrito”, pontua.

Vanusa Correia, do Mercado Weber. “Todos os dias a população procura o mercado. Temos um fluxo bom de pessoas” (Foto: O Presente)

Unidade de Saúde de Bom Jardim atende a população com consultas e assistência à saúde (Foto: O Presente)

Igreja luterana do distrito de Bom Jardim (Foto: O Presente)

Igreja da comunidade evangélica de Bom Jardim (Foto: O Presente)

Igreja da comunidade católica de Bom Jardim (Foto: O Presente)

Salão comunitário, onde é realizada a Festa do Matambre, prato típico do distrito (Foto: O Presente)

Academia da terceira idade, localizada em frente ao centro comunitário (Foto: O Presente)

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente