Fale com a gente

Marechal Prevenção ao câncer de mama

Campanha Outubro Rosa tem novidades este ano

Camisetas, com nova cor e design, serão comercializadas ao valor de R$ 40 e ecobags a R$ 15

Publicado

em

(Foto: Andressa Trentin/OP)

Solenidade ocorrida na manhã desta quarta-feira (21), nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), marcou o lançamento da campanha Outubro Rosa, promovida pelo Conselho da Mulher Empresária e que busca prevenir, conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a prevenção ao câncer de mama.

Durante o evento, foi divulgado o novo modelo das camisetas, que neste ano tem uma cor e uma estampa diferentes. “A inovação da cor é para focar na prevenção, não na doença”, destacou a vice-presidente do Conselho e coordenadora da 12ª edição do Outubro Rosa, Cirlei Neubecker Nascimento Silva. “A novidade deste ano será a venda de ecobags, também com o design e cores da campanha”, detalhou, ampliando: “Ao adquirir os itens da campanha, além de fazer parte da divulgação dos objetivos do Outubro Rosa, a população também pratica o amor ao próximo, tendo em vista que a contribuição financeira é revertida para o tratamento do câncer e apoio aos pacientes atendidos pela Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel)”, menciona.

Ela falou da programação da campanha, que está prevista para ser encerrada no dia 26 de outubro, com um desfile. “Será um desfile com um bufê de tortas e doces que vai acontecer no Happy Day no dia 26 de outubro, a partir das 19 horas, com as lojas parceiras, que são lojas das nossas conselheiras: Lojas Silva, Sandra’s Confecções, Farol Modas, Angélica Joias e Elegance Calçados Multimarcas. As modelos serão as nossas queridas mulheres do grupo de apoio. Elas estarão na passarela como sinônimo de superação, todas muito bem e provando que o câncer de mama tem cura e que o melhor remédio é a prevenção com o diagnóstico precoce. Então, no dia 26 de outubro, estaremos juntas para fazer essa festa de encerramento da campanha”, enalteceu.

“Já salvou muitas vidas”

A presidente da Acimacar, Carla Rieger, lembrou que a campanha Outubro Rosa teve início no município há 12 anos. “Começou com o propósito de arrecadar fundos e auxiliar a Uopeccan, mas foi além. Essa campanha atravessou as barreiras de Marechal Cândido Rondon e hoje é conhecida em todo o Paraná. A logo que ela é registrada e a frase ‘um toque pela vida’ ecoa em todo o Estado”, enfatizou.

De acordo com Carla, além da prevenção e da conscientização, a campanha já salvou muitas vidas. “Isso nos enche de alegria, pois prevenção é tudo. Mas além de prevenção, nós precisamos ser apoio, ser elo, ter um olhar diferenciado para essas mulheres. A todos que estão aqui, olhem para esse movimento, olhem para suas mulheres, cuidem das suas mulheres. Quanto antes nós descobrimos, muito antes nós temos a cura”, pontuou.

O movimento, conforme evidenciou a presidente da Acimacar, ganha maior notoriedade em outubro, mês do Outubro Rosa, mas deve ser lembrado nos 365 dias do ano. “Que a gente possa ser Outubro Rosa, ser prevenção, todos os dias”, pontuou.

Resultados e números

Em seu pronunciamento, o prefeito Marcio Rauber afirmou que a campanha é extremamente importante e já mostrou resultados ao longo da sua história. “Saúdo de forma especial o amigo Wilson, que é um dos corações da Uopeccan, incansável na batalha e na busca por recursos, sejam eles quais forem, porque não é só dinheiro para que a Uopeccan consiga tratar brasileiros que por um motivo ou outro estejam lá. O Wilson relatou que o maior repasse da história da Uopeccan em alimentos foi este ano e o repasse foi feito pelo município de Marechal Rondon: 11 toneladas. Algumas pessoas perguntam por que foi cobrado alimentos na festa do município, mas é por motivos que a gente não divulga. O nosso papel é fazer. Solidariedade é aquilo que você faz e não aquilo que você fala. Nós abrimos as portas para que a Uopeccan viesse a Marechal Rondon. Esse trabalho foi sendo muito bem feito, até que mudou por conta da pandemia. As necessidades da Uopeccan passaram a ser outras e maiores e tivemos que cessar esse serviço, mas temos trabalhado para ter novamente um médico uma vez por semana em Marechal Rondon para tender as mulheres aqui. Sabemos da dificuldade que muitas pessoas têm para se deslocar, por isso nós nos esforçamos para que o médico venha para cá. Tenho certeza que vamos conseguir, novamente, ter um médico da Uopeccan em nosso município. Para isso eu preciso falar do antigo, feio e mal cuidado 24 horas, que nós transformamos no CIS e hoje passa por uma reforma importante. Ele vai também cuidar das mulheres e, nesse espaço em especial, vamos poder trazer a coleta de sangue. Vamos ter em Marechal Rondon, já está pronto na verdade, mas não podemos inaugurar nesse momento por conta da lei eleitoral, mas vamos ser o primeiro município do Paraná a ter coleta de sangue descentralizada da Hemepar. Isso é pensar em saúde”, declarou.

Segundo o prefeito, neste ano mil pacientes de Marechal Rondon foram levados à Uopeccan, os quais geraram quatro mil atendimentos. “O Poder Público tem feito seu papel e, novamente, é por isso que estamos aqui. O melhor remédio é a prevenção, por isso a quantidade de exames. Foram mais de mil exames de toque, de mama, mais de mil exames de Papanicolau. Somos parceiros do Conselho e o que precisar estamos à disposição”, expôs.

O começo

O diretor de Relações Públicas da Uopeccan, Wilson Riedlinger, por sua vez, relembrou o começo de tudo. “Em 1991 nos reunimos para fazer uma casa de apoio em Cascavel para receber pacientes com câncer. Existia um projeto e conclamamos tudo isso através do Rotary Internacional. Marechal Rondon foi um dos primeiros a participar. Marechal mandava telha e Guaíra areia. Começamos a construir e não imaginávamos que seria isso aí. A Uopeccan é uma união de pessoas. Rotary, Lions, maçonaria e comunidade. Construímos isso. A Uopeccan tem 32 anos e eu estou lá há 33. Somos 48 diretores, sendo 30 rotarianos. Buscamos fazer o melhor. Não fazemos propaganda. Cuidamos para que as pessoas nao usem a dor de uns para fazer beleza e campanhas em prol de outros. Nenhum membro da diretora do hospital é ou pode ser candidato a nada, por questão de consciência”, discursou.

Wilson ressaltou que tem muito orgulho em ser sócio-fundador da Uopeccan. “Não imaginamos que se tornaria isso que se tornou. Muitas vezes a pessoa quando faz o tratamento, não trabalha, então nós ajudamos com cesta básica. E a maior colaboração este ano é de Marechal Rondon. Incrível o coração que vocês têm. Nunca nesse período que venho aqui, há tantos anos, fui questionado do porquê fazer tudo isso para Cascavel. A Uopeccan está lá por uma questão de sede, mas não é de Cascavel”, evidenciou.

Conforme o diretor, a Uopeccan atende, em média, 1,2 mil pessoas por dia. “Ganhamos um aparelho que faz o acompanhamento para indicar o nódulo. As mulheres têm sido muito bem cuidadas. As pessoas que buscam os serviços. Hoje estamos operando com R$ 13 milhões de ajuda governamental mais o auxílio de municípios da região. Em todos esses anos nunca fomos questionados em nossas prestações de contas. Construímos mais uma unidade em Umuarama, que está quitada. Só tenho a agradecer a Deus por ter me colocado nesta missão. Você são abençoados. Vocês doam, colaboram para pessoas que vocês não conhecem, e isso é nobre. Espero todos os anos estar aqui e no dia 26 de outubro volto para fazer uma palestra”, finalizou.

Apoio importante

A presidente do Conselho, Ivone Barbosa, enalteceu o apoio de todos para o andamento da campanha. “Sem o apoio de todos a nossa campanha não conseguiria decolar e nem ser o sucesso que é durante esses 12 anos. A nossa camiseta está com uma cor diferente e os homens também podem usar. A camiseta é um chamado para todos, para todas”, apontou.

A ideia da campanha é a prevenção, reiterou. “Costumo dizer que se infelizmente for detectado algum problema de saúde, que ele seja precoce, com a chance de tratamento e a chance de cura. Então a ideia da campanha é essa. Logicamente a venda das camisetas é para alcançar a Uopeccan, pois precisamos agradecer, com carinho, com prevenção e com dinheiro também. A Uopeccan não precisa só de palavras bonitas, precisa atender, doar. Quem está sendo atendido lá precisa comer. Precisamos de um trabalho conjunto. Quando se fala de saúde, é carinho, é amor. Então o que eu peço? Eu peço que as empresas abracem a nossa campanha, comprem as camisetas, passem para os seus colaboradores. Mantemos R$ 40 por camiseta, o mesmo que trabalhamos no ano passado, para não se criar dificuldade em relação ao valor”, enalteceu, acrescentando: “Divulguem a nossa campanha, postem nas redes sociais, só assim ela se torna mais forte”.

Venda de camisetas e ecobags

Assim como ocorre tradicionalmente em todas as edições, o Conselho da Mulher Empresária fará a comercialização de camisetas alusivas à campanha, que contam com design exclusivo para a 12ª edição da campanha, além de ecobags, ao valor de R$ 40 e R$ 15, respectivamente.

Os pontos de venda oficiais são as empresas Marcelo Uniformes e Raquel Malhas.
O montante financeiro arrecadado com a venda dos itens será direcionado em sua totalidade para a Uopeccan, centro de referência ao tratamento de câncer no Oeste do Paraná, atendendo pacientes de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Novos casos

Para o Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022, uma incidência de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres residentes no país.
Em todo o mundo, o câncer de mama é o mais frequente entre a população feminina e, conforme o Inca, não existe somente um fator de risco para câncer de mama, no entanto, a população acima dos 50 anos é considerada mais suscetível a desenvolver a doença. Outros fatores que contribuem para o aumento do risco de câncer de mama são fatores genéticos, fatores hereditários, além da menopausa tardia, obesidade, sedentarismo e exposições frequentes a radiações ionizantes.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente