Fale com a gente

Marechal Matrículas abertas

Casa de Maria está quase pronta para início das atividades

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A 28 dias do início das atividades, a Casa de Maria de Marechal Cândido Rondon está praticamente estruturada. A instituição está instalada provisoriamente na Capela Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Alvorada.

Sob direção espiritual dos padres André Boffo Mendes, pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja, e Sérgio Augusto Rodrigues, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Casa de Maria deve enriquecer a estrutura de assistência social rondonense.

“Estamos fazendo um trabalho firme, com passos bem dados e bastante diálogo com o Poder Público. A Secretaria de Assistência Social está junto conosco e prestaremos um trabalho de complementaridade àquilo que o município já oferece”, enaltece Mendes ao O Presente, afirmando ter as “melhores e mais promissoras expectativas sobre o início das atividades da Casa de Maria”.

 

PREPARAÇÃO E IMERSÃO

Na próxima semana, os colaboradores que atuarão na Casa de Maria, já contratados, passarão por um mês de aclimatação, imersão e troca de experiências com a Casa de Maria de Toledo. “A unidade do município vizinho funciona há 30 anos e vai ser a formadora daqueles que vão trabalhar aqui”, expõe o padre.

 

INVESTIMENTO EM EQUIPAÇÃO

Por mais que inicialmente a Casa de Maria rondonense vai funcionar em um local provisório, o diretor espiritual afirma que a entidade está sendo preparada para um atendimento de qualidade. Segundo ele, os 19 municípios da Diocese de Toledo realizaram coletas em prol da Casa de Maria de Marechal Rondon e com o valor arrecadado a capela está sendo equipada. “Foi investido um montante de R$ 120 mil, aproximadamente. Fizemos toda a forração da estrutura em PVC, fechamos os espaços com portas de vidro, separamos as salas de assistência social e do atendimento pedagógico. As salas das crianças foram climatizadas. Compramos equipamentos pedagógicos, de cozinha, tatame para judô e uma série de coisas”, detalha.

Na segunda-feira (02), as últimas adaptações devem ser feitas no local, que receberá outras obras posteriormente. “Uma parte em alvenaria precisa ser feita para proteger as crianças da chuva, mas, infelizmente, não foi realizada. Não contávamos com mão de obra qualificada no momento, mas a obra está agendada para ser feita no interim das férias”, relata.

 

VAGAS ABERTAS

Quanto aos processos de composição do grupo de estudantes da Casa de Maria rondonense, o diretor espiritual diz que as matrículas ainda estão acontecendo. “Temos uma média de 40 crianças já inscritas e ainda estamos com vagas abertas”, expõe.

Inicialmente, a entidade deve atender 60 alunos, dos seis aos 12 anos de idade, em regime de contraturno. Porém, o padre destaca que a organização é feita de modo com que sempre haja vagas emergenciais disponíveis. “Não começaremos com todo o potencial de vagas preenchido, porque a nossa unidade tende a atender demandas urgentes e é preciso haver brechas para outras situações de vulnerabilidade que venham a aparecer. Procuramos trabalhar com um potencial de 10% a 20% inferior à capacidade total”, explica.

 

PERFIL DAS CRIANÇAS

As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede da unidade de segunda a sexta-feira, diretamente com a assistente social, informa Mendes. “O perfil dos acolhidos na Casa de Maria são filhos de famílias rondonenses inscritas no CadÚnico e com renda total menor que três salários-mínimos declarados. Como sempre dizemos, quando uma criança é inscrita na Casa de Maria, a família também é”, menciona.

Mendes expõe que o processo de conversação com as famílias e matrículas é conduzido inteiramente pela assistente social. “Eu acolheria a todos, mas nosso potencial ainda é pequeno e precisamos primeiro fortalecer a estrutura. No geral, a repercussão tem sido muito boa, as pessoas têm nos procurado e muitas famílias já efetivaram as matrículas”, enaltece.

 

PROJETOS

Em relação ao que se planejava inicialmente, o padre diz que alguns aspectos foram alterados no que diz respeito ao dia a dia das crianças na casa. “A criança vem no contraturno escolar, é acolhida pelos profissionais e é alimentada. Aquelas que vêm de manhã tomam café e almoçam na sede, enquanto as que vêm à tarde tomam um lanche reforçado antes de irem para casa”, detalha, acrescentando que a rotina inicial dos acolhidos já está organizada: “Todos os dias ofereceremos reforço escolar. Dois dias da semana teremos atividades voltadas à psicomotricidade, um dia será musicalização, um dia teatro e um dia judô”.

Mendes menciona que Toledo conta atualmente com 19 projetos e Marechal Rondon deve iniciar com quatro. “A cada final de ciclo os projetos são revistos. No futuro devem aparecer outros projetos, como línguas, incentivo à leitura e uma série de outras atividades”, projeta.

 

FUTURO EM VISTA

Tipificada como um serviço de proteção social básica, a Casa de Maria rondonense deve ganhar uma sede própria futuramente. “Estamos em conversa com a prefeitura para definição do local onde a sede definitiva da Casa de Maria vai estar. Além disso, trabalhamos com nosso arquiteto sobre a planta da casa para Marechal Rondon”, adianta Mendes.

Segundo ele, cogitou-se a instalação da sede no perímetro além BR-163, contemplando os bairros Augusto I, Augusto II ou São Francisco, mas ainda não há definições.

“A Casa de Maria é um projeto pensado pelo Centro Assistencial da Diocese de Toledo, mas é de Marechal Rondon”, afirma o padre, emendando que a unidade vai crescer à medida que a comunidade se envolver com o projeto.

 

Padre André Boffo Mendes, um dos diretores da Casa de Maria rondonense: “A unidade tende a atender demandas urgentes e é preciso haver brechas para outras situações de vulnerabilidade que venham a aparecer. Procuramos trabalhar com um potencial de 10% a 20% inferior à capacidade total” (Foto: Divulgação)

 

Em 30 dias, crianças da Casa de Maria rondonense darão mais vida à Capela Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Alvorada (Foto: Divulgação)

 

Área interna da Casa de Maria recebeu investimentos de R$ 120 mil e há obras por acontecer (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente