Fale com a gente

Marechal Influencers digitais

Compartilhando a vida na internet, rondonenses se destacam nas redes sociais

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Presentes nos stories e com publicações frequentes no feed, os influenciadores digitais ou criadores de conteúdo trabalham por meio das redes sociais e são acompanhados por um grupo fiel de seguidores. Com mais ou menos seguidores, estes perfis têm crescido e caem no gosto das pessoas.

Em Marechal Cândido Rondon e região, o internauta conta com influenciadores sobre os mais diversos assuntos: maternidade, estilo de vida, moda e beleza, educação e outros. As personalidades digitais de alcance regional têm, diferentes de criadores de conteúdo de grandes centros, uma proximidade real e mais acessibilidade junto aos seguidores. A reportagem do Jornal O Presente conversou com alguns dos influenciadores já consolidados e em ascensão, que criam conteúdo diretamente de Marechal Rondon para a internet.

 

Estilo de vida

O perfil de Monique Kasburg, de 30 anos, no Instagram é amplamente conhecido no município e região, com 22,9 mil seguidores. Para a rondonense, tudo começou quando foi morar nos Estados Unidos e, de repente, muitas pessoas começaram a acompanhar por curiosidade sobre a vida lá fora. “Quando retornei ao Brasil aproveitei o fato de ter tantos seguidores e dei seguimento ao meu Instagram. Sempre crio conteúdos para ensinar, entreter e inspirar aqueles que me seguem. Expresso minha opinião independente do assunto e compartilho produtos e serviços que uso no meu dia a dia”, expõe ela.

Estilo de vida, moda e beleza são abordados no @moniquekasburg. De acordo com a jovem, a influência digital aconteceu de modo natural e, a princípio, a rede social era usada apenas por hobby. “Eu não sabia que teria tanta aceitação e procura pelo meu perfil. Eu tenho outro emprego e o insta é algo que faço por gostar e que rende como um extra”, expõe, acrescentando que a presença nas redes sociais é tão automática que ela “nem lembra que trabalha com isso”.

 

On-line o tempo todo

Segundo ela, a atuação no mundo on-line faz com que a interação aconteça em tempo real com pessoas desconhecidas. “É tão bom estar em algum lugar e alguém dizer que me acompanha ou que gosta do que eu posto. É algo muito gratificante”, enaltece.

Por outro lado, há a necessidade de se manter on-line constantemente. “Cada um se expõe da forma que quer e você tem que saber que esse trabalho exige isso. Os influencers cada vez ganham mais espaço no mercado de trabalho e são reconhecidos. É um ramo crescente e quem tem vontade de ser um criador de conteúdo deve conquistar o seu espaço. Não pode ter vergonha, tem que ter dedicação que os resultados virão”, aconselha.

Monique Kasburg esbanja beleza no Instagram, compartilhando conteúdos sobre moda, beleza e lifestyle: “Eu não sabia que teria tanta aceitação e procura pelo meu perfil. Eu tenho outro emprego e o insta é algo que faço por gostar e que rende como um extra” (Foto: Divulgação)

Números gradativos

A rondonense Indianara Willemann, 41 anos, é acompanhada no Instagram por cerca de 32,5 mil seguidores. Apesar do número expressivo, ela relata ao O Presente que, a princípio, relutou com o rótulo de influencer. “Mas se o que fazemos diariamente é influenciar de alguma forma nossos seguidores, sim, sou uma influencer”, declara.

A criadora de conteúdo conta que o início foi despropositado e que a página foi criada para registrar os momentos da família. “Aos poucos foram chegando mais seguidores e senti necessidade de postar algo a mais. Quando atingimos cerca de dois mil seguidores, percebi que muitas pessoas se tornaram fiéis e nessa época surgiu nossa primeira parceria”, relembra. A página @lauralisemamae no Instagram tem postagens desde 2019.

De fotos fofas e momentos marcantes da vivência em família, o conteúdo da rondonense se voltou naturalmente à maternidade, com compartilhamento do dia a dia e dicas de amamentação, alimentação e outros. “Aos poucos a interação com o público aumentou e percebi que as pessoas gostavam de acompanhar nossa rotina e o desenvolvimento da Laura”, menciona ela, referindo-se à filha.

A pequena foi vítima de um acidente doméstico que repercutiu em Marechal Rondon, o que trouxe mais pessoas para o perfil da mãe. “Muita gente acha que tudo aconteceu depois disso e não é verdade. O que a maioria não sabe é que já tínhamos um público fiel antes e várias parceiras”, menciona ela, que ainda lida com alguns julgamentos errôneos.

 

Aceitação na cidade

Para Indianara, uma das dificuldades da vida de influencer diz respeito às parcerias, pois ainda há certo desconhecimento sobre a devida remuneração dos trabalhos. “Acham que é apenas apontar a câmera e gravar. E não é assim, exige muita dedicação e investimento: são horas de cursos, edição de fotos e vídeos. Apesar de tudo, temos uma boa aceitação aqui e um grande público local. Quando se fala em alcance, a maioria do público que interage com nosso perfil é da nossa cidade. Isso me deixa muito feliz”, exalta, pontuando que cerca de 3,5 mil pessoas diariamente assistem e interagem na rede.

Assim como o próprio perfil, a rondonense destaca que diversas influenciadoras de Marechal Rondon têm conquistado espaço nas redes. “Nem todas têm tantos seguidores, mas mesmo perfis menores podem influenciar muito. Há área para todas, já que existe necessidade de divulgação em todos os ramos possíveis”, opina.

 

Parcerias em dobro

O Instagram, apesar do sucesso, é ministrado em conjunto com o trabalho de artesanato feito pela mãe de Laura. “Ainda assim, dedico a maior parte do dia à nossa página, que passou a ser uma fonte de renda extra, pois até a Laurinha já tem alguns trabalhos pagos, além de algumas parcerias em que recebemos produtos para divulgação, principalmente roupas e laços”, menciona.

A rondonense explica que o andamento das publicações e parcerias dependem do querer da filha. “Preciso contar com o bom humor da pequena. Não forçamos ela a fazer nada”, assegura.

O trabalho na internet desperta em Indianara o cuidado com a exposição da filha. “Amo quando nos reconhecem e nos param para falar que gostam de ver as aventuras da Laura. É gratificante. Porém, a desvantagem ainda assim é essa exposição. Tento tomar o máximo cuidado com o que compartilho, pois tudo que a envolve sei que gera muita curiosidade”, pontua.

Laura e a mãe Indianara são celebridades no Instagram: “Temos uma boa aceitação aqui e um grande público local. Quando se fala em alcance, a maioria do público que interage com nosso perfil é da nossa cidade. Isso me deixa muito feliz” (Foto: Divulgação)

 

De Marechal Rondon para mais de 1,3 milhão de seguidores no mundo

Com o plano nada modesto de “tornar-se milionário”, o jovem Matheus Werner Jerner repercute seus conteúdos digitais diretamente de Marechal Rondon para o mundo todo. Atualmente, o rondonense de 21 anos é acompanhado por cerca de 1,3 milhão de seguidores, sendo 1,1 milhão no Tiktok e 293 mil no Instagram (@mathwerner).

Desde os 13 anos ele estava ciente de que seus sonhos não seriam alcançados pelos métodos mais comuns e viu na audiência monetizada uma oportunidade. “Juntei o útil com o agradável. Graças à internet, sabia que eu poderia alcançar o mundo inteiro em alguns cliques e foi aí que comecei a produzir conteúdo”, conta ele, que hoje é conhecido por ensinar inglês nas redes sociais.

 

O foco no ensino

O assunto educação, porém, nem sempre foi o foco da sua criação de conteúdo. “Não comecei por inglês. Eu fiz blogs de saúde, produtividade e até de investimentos. Depois passei para as redes sociais e fiz o mesmo por muitos anos, cometi centenas de erros e aprendi com eles. Segui persistente”, garante.

A atuação no ensino da língua estrangeira aconteceu como um degrau para outro sonho do rondonense: atuar em filmes internacionais. Ele precisava praticar inglês e, para tanto, começou a lecionar em escolas. Ao usar a sala de aula como um teatro particular, Matheus atuava e ensinava inglês, o que se tornou uma paixão. Do ambiente escolar físico partiu para as plataformas digitais, que têm hoje a sua dedicação exclusiva e o mantém financeiramente.

Carisma e simplicidade são características do perfil de Matheus nas redes sociais (Foto: Divulgação)

 

Escala global

Aliado ao ensino de inglês on-line, o influencer criou ainda um curso próprio que já atendeu cerca de 2,1 mil pessoas. “Além de criar conteúdo, lidero a minha equipe de criação e suporte em conjunto com meu sócio, que é responsável pelo setor de marketing e vendas”, explica.

Matheus conta que é frequentemente reconhecido em Marechal Rondon, porém hoje seu público não se restringe ao município. “É possível alcançar o mundo inteiro pela internet e isso escoa em outras vantagens, como, por exemplo, a escala, que é muito importante financeiramente. Enquanto em um negócio local o teto de vendas é limitado pelo número de habitantes, na internet o teto de vendas é basicamente o quanto você tem para investir em anúncios e quantas pessoas você alcança com sua audiência”, compara.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente