Ford Ranger 2021 + Territory
Copagril – Compras no Site
Marechal Jubileu de ouro

Copagril completa neste domingo 50 anos de história

(Foto: Sandro Mesquita/OP)
  • Cooperativa chega em agosto de 2020 com a marca de 5.395 cooperados e 3.781 empregados, firmando-se como fundamental aliada do produtor rural, em especial dos cooperados, alinhando conhecimento, assistência, insumos e industrialização (Foto: Sandro Mesquita/OP)

  • Inauguração da Unidade Industrial de Aves em 2005 representou um importante passo para a diversificação da produção, fortalecendo a atividade do homem do campo por meio de novas oportunidades de renda e verticalização da gestão rural (Foto: Sandro Mesquita/OP)

  • Diretor-vice-presidente da Copagril, Elói Podkowa: “A fundação da Copagril foi decisiva para apoiar esses pioneiros em suas atividades e possibilitar que hoje nossa região continue sendo tão rica e próspera por conta das atividades do campo” (Foto: O Presente)

  • Diretor-secretário da Copagril, Márcio Buss: “Chegamos aos 50 anos com uma projeção favorável do crescimento industrial em curto, médio e longo prazo. Cinquenta anos é um marco muito importante e estamos preparando a cooperativa para as próximas gerações” (Foto: O Presente)

  • Copagril chega em agosto de 2020 com uma estrutura bastante diversificada, com destaque para os seis supermercados da cooperativa (Foto: Divulgação/Copagril)

Neste domingo (09) a Cooperativa Agroindustrial Copagril completa 50 anos de existência. De acordo com o diretor-vice-presidente, Elói Darci Podkowa, e o diretor-secretário, Márcio Buss, são 50 anos de história construídos pelas pessoas que fazem parte da cooperativa, sendo elas funcionários, cooperados, produtores e diretoria.

Conforme o diretor-presidente, Ricardo Sílvio Chapla, é um ano especial e importante que ficará marcado na trajetória da Copagril. “Não é todo dia que se faz 50 anos. Então, 2020, ou o dia 09 de agosto de 2020, é muito importante para todos da Copagril. Enquanto diretoria, externamos nossa gratidão a todos da cooperativa e da comunidade”, destaca.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

 

HISTÓRIA

No dia 09 de agosto de 1970, um grupo de produtores rurais da região Oeste do Paraná mobilizava-se para uma organização produtiva e econômica que transformaria a realidade de todos. Com isso, fundou-se a Cooperativa Agrícola Mista Rondon, hoje denominada como Cooperativa Agroindustrial Copagril, uma organização de produtores, feita para produtores, pautada nos princípios cooperativistas e com o propósito de transformar a realidade produtiva e econômica de agricultores e suinocultores.

A nova cooperativa nasceu por muitas mãos. Na ata assinaram 29 sócios-fundadores, mas a reunião de fundação teve mais de 100 produtores e que ligeiramente se tornaram sócios. Já no primeiro ano de atividade a Copagril contava com 352 associados.

Segundo o diretor vice-presidente da cooperativa, quando os primeiros moradores chegaram à região de Marechal Cândido Rondon, eles enfrentaram todas as dificuldades possíveis para desbravar a área, abrir as lavouras e desenvolver o que hoje são as cidades. “A fundação da Copagril foi decisiva para apoiar esses pioneiros em suas atividades e possibilitar que hoje nossa região continue sendo tão rica e próspera por conta das atividades do campo”, destaca Podkowa.

Ele lembra que, à época, havia uma grande dificuldade dos produtores em comercializar os animais e ter garantia do recebimento. “Vinham compradores de localidades como São Paulo e Minas Gerais e não era difícil saber de algum produtor que vendeu seus suínos e quando foi descontar o cheque, não tinha fundo”, recorda.

Marcando esse período de surgimento, o armazém inflável para cereais foi fundamental para as primeiras atividades e representou um modelo icônico para a época, fomentando o envolvimento da cooperativa na comunidade e na região, com construções de estruturas de armazenamento e atendimento, expansão e atendimento de novas localidades. Em 1971 foi construído o primeiro armazém de fundo chato e a fábrica de rações, assim, o espírito cooperativista prosperava e aquele ano fechou com 1.278 associados.

 

INDUSTRIALIZAÇÃO

A inauguração da Unidade Industrial de Aves (UIA) em janeiro de 2005, conforme o diretor-secretário da Copagril, representou um importante passo para a diversificação da produção, fortalecendo a atividade do homem do campo por meio de novas oportunidades de renda e verticalização da gestão rural. Em abril daquele ano começaram os abates de frango e em agosto foi realizado o primeiro embarque de carne para exportação destinado ao Japão.

Para Buss, este foi um grande passo para a cooperativa, que se destacou em termos de divisas por ter sua marca presente não apenas no mercado interno, mas em praticamente todos os continentes. “Inserimos nossa marca por meio da industrialização no mercado mundial. Nossos produtos têm destaque bastante favorável por termos várias certificações, o que assegura a nossa qualidade, que já não é mais um requisito, é uma obrigação”, enaltece.

Ele afirma que a Copagril chega aos 50 anos com uma projeção favorável do crescimento industrial em curto, médio e longo prazo. “Cinquenta anos é um marco muito importante e estamos preparando a cooperativa para as próximas gerações”, evidencia.

 

NÚMEROS

Em agosto de 2020 a Copagril chega à marca de 5.395 cooperados, 3.781 empregados e uma estrutura de 22 lojas, 17 unidades de recebimento de grãos e destas 14 também de armazenagem, seis supermercados, quatro postos de combustíveis, duas fábricas de rações, Unidade Industrial de Aves, unidade de recria de matrizes e produção de ovos férteis, centro administrativo, transportadora, loja de máquinas e implementos, centro de distribuição e estação experimental.

Com a produção de grãos, suínos, leite e aves crescendo periodicamente, Podkowa e Buss enaltecem que a Copagril firma-se como fundamental aliada do produtor rural, especialmente do cooperado, alinhando conhecimento, assistência, insumos e industrialização. “Uma marca de 50 anos que representa a força do cooperativismo, que representa a superação, o trabalho e a vida de muitos que fazem a história da Copagril, porque são elas o principal valor neste meio século de existência e são elas que carregarão a essência do cooperativismo e da Copagril”, enfatizam os diretores.

Buss salienta uma das características da Copagril: uma cooperativa tecnificada. “Chegar aos 50 anos só engrandece a diretoria, conselhos, quadro funcional e, acima de tudo, nossos associados e a sociedade em que estamos inseridos. Todas essas pessoas nos fazem ser do tamanho que somos, já que esse sucesso não é resultado de uma pessoa, mas todos nós”, considera.

 

O Presente com colaboração do Setor de Comunicação da Copagril

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO