Fale com a gente

Marechal Prioridades

Educação e segurança nortearão principais debates no Codemar

Publicado

em

Foto: Joni Lang/OP

O Presente

Sinônimo de preocupação e ocupando posição de destaque em praticamente todo o país, bandeiras relacionadas à melhoria na educação e segurança nortearão os principais debates no recém-empossado Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Marechal Cândido Rondon (Codemar).

“Dando continuidade a um trabalho iniciado há algum tempo pela Associação Comercial, entendemos que educação e segurança entrarão na pauta definitiva do Codemar. Nós trouxemos o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) a Marechal Rondon e agora queremos contar com uma instituição de ensino federal, pleito que é uma das principais lutas. As conversas estão mais adiantadas com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), podendo ser campus ou extensão”, enalteceu o presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), Gerson Froehner, durante evento de posse do Codemar, na quarta-feira (18).

Considerando que foram empossados representantes de 44 entidades de forte expressão na sociedade rondonense, Froehner disse que uma chapa vem sendo trabalhada para concorrer à diretoria do Codemar, estando a próxima reunião da entidade programada para acontecer em até 15 dias. “Teremos a eleição da diretoria e já estamos conversando com o Sebrae para na sequência realizarmos o planejamento de atividades”, salienta.

 

Presidente da Acimacar, Gerson Froehner: “Dando continuidade a um trabalho iniciado há algum tempo pela Associação Comercial, entendemos que educação e segurança entrarão na pauta definitiva” (Foto: Joni Lang/OP)

 

Conquista

O prefeito Marcio Rauber lembrou ter formalizado uma gestão democrática no município. “De maneira informal, recebemos todas as entidades, todas as pessoas que nos procuram para expor dúvidas, apontar problemas e apresentar soluções. Hoje está formalizado o Codemar, formado por 44 entidades que terão tratamento respeitoso, o mesmo oferecido a todas as entidades de classe que nos procuram”, declarou.

Para ele, a formalização do Codemar é uma conquista da sociedade organizada. “Tenho certeza de que a entidade, por meio dos seus membros, vai contribuir muito ao nosso desenvolvimento e também para encontrar soluções para problemas do passado, presente e do futuro, trazendo boas ideias”, mencionou.

Inovação

Palestrante no evento de posse do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o diretor da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Evandro Razzoto, discorreu sobre o tema “Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como ferramentas de desenvolvimento”. Segundo ele, Marechal Rondon é uma cidade que explora muito bem um ativo interessante em conjunto com empresas e instituições de Ensino Superior e Associação Comercial. “Há um sistema todo integrado, em que todos os atores são comprometidos”, ressaltou.

Leia a matéria completa na edição impressa de O Presente que circula nesta sexta-feira (20).

Copyright © 2017 O Presente