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Marechal

Em dois meses, Módulo Empresarial atende 40% do total do ano passado

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Joni Lang

Nos meses de janeiro e fevereiro o Módulo Empresarial foi responsável por 4.308 atendimentos, sendo que em todo o ano passado foram realizados 10.902 procedimentos

 

O Módulo Empresarial da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal Cândido Rondon começou 2017 em alta. Entre 02 de janeiro e a última sexta-feira (24) foi constatado um recorde no número de atendimentos aos cidadãos rondonenses. Nos meses de janeiro e fevereiro o espaço foi responsável por 4.308 procedimentos dos mais diversos tipos, sendo que em todo o ano passado foram realizados 10.902 atendimentos. Isso significa que somente nos dois primeiros meses deste ano o volume de procedimentos representa cerca de 40% do total de 2016.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci, ressalta que a equipe de profissionais do balcão de serviços presta de forma gratuita a expedição de alvarás, emissão de boletos DAS (INSS/ICMS/ISS), certificados de microempreendedor individual (CNPJ/MEI), formalização de abertura de empresas, notas fiscais, relatórios de receita bruta, consultas prévias, declaração anual, consultas, atendimentos do Sebrae, entre outros.

De acordo com Marcucci, o município conta com 2.027 cadastros de microempreendedores individuais, dos quais 101 foram inscritos nos meses de janeiro e fevereiro. Marechal Rondon é um município onde muitas pessoas são empreendedoras, então acontecem casos de pessoas que perdem o seu emprego e partem em busca de abrir a sua empresa. A nossa cidade é reconhecida na região e no Paraná como sendo um local de líderes, o que é observado pela quantidade e pelas atividades dos clubes, associações e cooperativas, menciona, acrescentando que algumas pessoas não conseguem se recolocar no mercado de trabalho e optam por se tornar um MEI, enquanto outras querem realizar o sonho de se tornar empresárias.

 

Construção Civil

Trabalhador da construção civil há 20 anos, o rondonense Ingomar Vorpagel (Pequeno) é microempreendedor individual há aproximadamente seis anos. Ele conta que muitas vezes não recolhia INSS, uma vez que atuava na informalidade. Isso acontecia porque boa parte das obras eram particulares, contudo quando a gente trabalhava para construtora, aí sim era registrado. Eu me tornei microempreendedor individual justamente porque havia pouco registro nas obras particulares, sendo que a formalização como MEI hoje é vista como vantajosa por muitos trabalhadores, comenta.

A liderança no quesito formalizações de MEIs é novamente ocupada pelo setor de construção civil, abrangendo pedreiros, carpinteiros e eletricistas. Dos cerca de 500 MEIs abertos em todo o ano de 2016, conforme dados do Setor de Alvará da prefeitura, a estimativa é de que 30% correspondam à construção civil, sendo que das 153 novas empresas, a maior parcela é ocupada pelos pedreiros, com 128 microempreendedores, outros 19 são eletricistas, enquanto seis são carpinteiros.

A área de serviços se manteve no topo através de 388 formalizações, cujos principais setores ocupados são de obras em alvenaria, doméstico, pintura em edifícios e instalação e manutenção elétrica, além de outras obras de acabamento da construção. O comércio foi o responsável pelo incremento de 87 novos microempreendedores, com destaque para vestuário e acessórios, cosméticos, perfumaria e higiene.

Entre os 101 MEIs abertos neste ano, a maior parte é formada pela área da construção civil, com 34 trabalhadores. O setor responde por 33% das formalizações deste ano, sendo eles pedreiros, eletricistas, responsáveis pelo acabamento da construção e pintores de edifícios.

 

Agência do Trabalhador

Embora com números menores, se comparado ao Módulo Empresarial, o desempenho da Agência do Trabalhador também chama atenção em Marechal Rondon. Segundo Marcucci, foram realizados 3.507 atendimentos nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Os serviços envolvem emissões de carteiras de trabalho, com 470 atendimentos, 319 novos cadastros de trabalhadores, 418 atendimentos aos empregadores, assim como 503 procedimentos visando sacar o seguro-desemprego. O maior índice está na busca dos interessados por uma oportunidade de trabalho, o que gerou 1.797 atendimentos.

Os servidores da Agência do Trabalhador estão se dedicando e se empenhando, fazendo acontecer ao máximo. Nós teremos uma atuação diferenciada na Agência do Trabalhador através de um novo projeto visando apresentar às pessoas que buscam seguro-desemprego uma palestra sobre bônus e ônus que terão ao receber o benefício. Isso porque elas perdem até seis meses e lá na frente precisarão repor este tempo para conseguirem se aposentar. O nosso intuito é disponibilizar palestras explicativas para que os cidadãos optem pela sua recolocação no mercado de trabalho, aumentando a produtividade e contribuindo para a melhora da economia, expõe o secretário.

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