Fale com a gente

Marechal Para Curitiba

Empresárias rondonenses realizam missão técnica e aprofundam conhecimentos

Publicado

em

Missão técnica teve duração de quatro dias e contou com a participação de 23 mulheres empresárias (Fotos: Divulgação)

Com o intuito de conhecer empresas de grande porte, técnicas de distribuição logística, diferentes rotinas de trabalho em locais com maior competitividade e modelos de gestão, o Núcleo e Conselho da Mulher Empresária realizou uma missão técnica para Curitiba, na primeira semana do mês de agosto.

Na missão, conheceram O Boticário, a Vínicola Cave Colina de Pedra, ambientes de coworking, o polo gastronômico Ca’dore e a rede de distribuição de flores, Esalflores.

A presidente do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Silmara Pazini, destaca que as viagens técnicas, realizadas a cada dois anos ou quando se entende a necessidade da mesma, tem três focos diferentes e complementares: buscar novas experiências e modelos, conhecer práticas profissionais e integrar as conselheiras.

“O maior objetivo é sempre ampliar nosso conhecimento em determinadas áreas. Ao observar a estrutura de cada empresa, a história, os desafios, as novas tecnologias incorporadas e adaptações, conseguimos trazer para os nossos negócios uma nova visão. Na área de coworking (empresas diferentes reunidas no mesmo local), por exemplo, vimos ideias em comum, apesar de ramos diferentes, o que acontece é que um cliente acaba sendo do outro também. Essa integração e compartilhamento é uma tendência”, pontua.

Na Vinícola Cave Colinas de Pedra, as conselheiras fizeram um tour em que puderam conhecer a história de fundação da empresa. O túnel da época imperial, tornou-se uma cave de maturação de vinhos espumantes, hoje, uma referência no setor.

“O fundador havia comprado a área e tinha interesse em construir um hotel, que demorou até ser construído por entraves burocráticos. Então, ele teve a ideia de usar o túnel como espaço para os processos do vinho. É incrível e uma história enriquecedora. Percebemos que o amor ao negócio e a determinação são fatores que nos levam para frente”, destaca.

Na visita ao Boticário, a presidente reforça o quanto a tecnologia impacta os processos e gera transformações. “Vimos o quanto a indústria se torna cada vez mais automatizada, o que para os gestores é ótimo, por outro lado, os trabalhadores precisam encontrar novas tarefas, se especializarem. Vimos os processos de cremes e perfumes e a real preocupação com a sustentabilidade. Não é só comércio, mas existe a responsabilidade de cuidar do mundo. Tudo isso é enriquecedor”, afirma.

Guilherme Lima, da equipe de comunicação do Boticário, que acompanhou as mulheres empresárias na visita, conta que cada grupo recebido também oferece oportunidade de aprendizado à empresa.

“A cada nova missão entendemos realidade diferentes, vemos os problemas enfrentados, o quanto os empreendedores se arriscaram buscando os sonhos e fizeram acontecer, é motivador, independente de qual seja a sua área”, conclui a presidente.

 

Opinião

A empresária Mirta Steinmacher não é conselheira, mas foi convidada para participar da missão técnica e aceitou, também com o intuito de fortalecer os núcleos da Acimacar. Com a expectativa superada, ela aprovou a experiência.

“Se todos tivessem a oportunidade e quisessem participar de uma missão empresarial seria muito importante. Aprendi mais sobre inovação, comprometimento e doação dos empreendedores e suas equipes. Fiquei muito feliz com o convite”, diz a associada.

Conhecer os ambientes e empresas, diz Mirta, permitiu um conhecimento aprofundado sobre as tendências do mercado em áreas como arquitetura e novos estilos de escritórios.

“Vendo a criatividade do polo gastronômico, a ousadia da loja de flores e outras propostas, mesmo das empresas maiores e consolidadas, que estão em constante inovação em produtos ou estilos de vida, vemos que a visita tem muito valor, agrega aos nossos negócios e ainda traz a integração de pessoas com os mesmos objetivos”, finaliza.

A missão técnica teve duração de quatro dias e contou com a participação de 23 mulheres empresárias.

 

Com assessoria

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente