Fale com a gente

Marechal Projeto global

Encontro na Acimacar aborda a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicado

em

Fotos: Divulgação

Transformar a cidade, o Estado e o país onde vivemos em um lugar melhor para todos, sem deixar ninguém para trás. Esse é um dos pontos fundamentais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, projeto global apresentado aos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Marechal Cândido Rondon (Codemar), a diretoria da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar) e colaboradores da entidade.

O encontro aconteceu na última terça-feira (06), durante a 8ª pauta do Codemar, no auditório Dirceu da Cruz Vianna.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

As ODS são objetivos e metas claras para que todos os países signatários e integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. As metas foram estabelecidas em diferentes setores, como meio ambiente, saúde, assistência social, economia, entre outros.

 

Oeste 2030

Com o compromisso de alcançar o desenvolvimento sustentável por meio da Agenda 2030, que foi assumida pelo Brasil em 2015, territorializar os ODS no nível da cidade se faz essencial.

Para isso, no Oeste do Paraná, a Itaipu Binacional e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), se uniram para pensar a localização dos ODS a nível municipal, tendo a região como referência.

Dessa união surgiu o Projeto Oeste 2030: cooperação para o desenvolvimento sustentável, que apoia a construção de uma agenda de atuação conjunta sobre os ODS e promove a produção de conhecimento, capaz de potencializar o desenvolvimento local da região.

“O principal objetivo é atender os 54 municípios que são conveniados a Itaipu Binacional fazendo com que toda essa região trabalhe o desenvolvimento de forma sustentável e humana, que é o que a Agenda 2030 preconiza”, pontua o coordenador do projeto, Gabriel Cabral de Miranda Vettorazzo.

O projeto tem vigência até 2019 e foi dividido em três eixos de ação principais: diálogos para o desenvolvimento humano sustentável, avaliação e monitoramento local e formação de agentes locais.

A assistente técnica do projeto Oeste 2030, Talita Aquino de Souza, explica que o encontro realizado na Acimacar tem como intuito sensibilizar empresários e gestores acerca da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, bem como apresentar as ODS na perspectiva do ambiente econômico. “Apesar de ter um viés público, a Agenda 2030 precisa de todo o esforço e engajamento do setor produtivo para que aconteça. A partir das necessidades que a própria agenda nos mostra, os empresários tem a oportunidade de angariar recursos para investir em projetos no campo da inovação e tecnologia, tendo as ODS como uma estratégia e vantagem competitiva no mercado”, detalha.

Na quarta-feira (07), foi realizado também na Acimacar um trabalho de relacionar as diretrizes do Plano Diretor Municipal com as ODS, com objetivo de analisar de que forma os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão dentro dessa proposta relacionado as metas, indicadores e objetivos. “Integramos o Plano de Governo, o Plano Plurianual, as Lei de Diretrizes Orçamentárias no Plano Diretor com uma mesma proposta, tendo como condicionante as ODS”, conclui Talita.

 

Sobre a Acimacar

A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), com 51 anos de história, é referência pelo número de associados: 1.850. Presidida pelo arquiteto e urbanista Ricardo Leites de Oliveira, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em praticamente todas as demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente