Fale com a gente

Marechal Ganhando o mundo

Estudante rondonense é pré-selecionado para intercâmbio na Nova Zelândia

Publicado

em

Estudante Marco Antônio Cordeiro de Goes, do Colégio Estadual Monteiro Lobato (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

O estudante Marco Antônio Cordeiro de Goes, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Marechal Cândido Rondon, está na segunda fase do programa Ganhando o Mundo, que oferece intercâmbio para alunos selecionados da rede estadual. Atualmente, participantes da 1ª edição do programa estão estudando no Canadá e, no segundo semestre deste ano, outros 100 estudantes terão a oportunidade de estudar durante seis meses na Nova Zelândia.

Na segunda fase, serão avaliadas as médias anuais de 2021 dos estudantes, classificando-se o estudante com a maior média de cada município. Na etapa final, os 100 alunos com as melhores notas realizarão o intercâmbio.

“Eu tinha receio de ficar longe e perder alguma coisa aqui, mas ao mesmo tempo penso que é uma coisa que dificilmente aconteceria de outra maneira. Será uma experiência nova e está todo mundo confiante. Se der certo eu vou aproveitar essa oportunidade”, conta Marco ao O Presente.

 

O programa

O programa, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no Exterior. Hospedados com uma família local, eles vão praticar a língua inglesa, desenvolver a autonomia e ampliar os repertórios culturais e acadêmicos. Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido.

A proposta deve ser estendida a partir de 2023. A intenção é que estudantes de outros países passem um período letivo nas escolas públicas do Paraná.

 

Formação no exterior

O programa de intercâmbio internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para oferecer a estudantes do Ensino Médio uma formação em instituições de ensino estrangeiras que tenham curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os jovens são selecionados com base em um ranking de melhores notas entre as escolas estaduais.

Para aperfeiçoar o idioma, os selecionados terão acesso a um curso de inglês via aplicativo, ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente