Fale com a gente

Marechal Incêndio

Explosão na subestação da Copel deixa 21,6 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em Marechal Rondon

Publicado

em

Foto: Joni Lang/OP

 

A explosão de um equipamento na subestação da Copel, localizada na Rua Ceará com a Avenida Írio Welp, em Marechal Cândido Rondon, provocou a queda de energia no município às 19h59 de ontem (10), deixando 21,6 mil unidades consumidoras sem energia elétrica.

“Um dos TPs explodiu e estilhaços de porcelana atingiram o transformador 1 que fica próximo, causando perfuração no casco do radiador de resfriamento do óleo isolante e consequente vazamento de óleo. Com a explosão do TP e o arco elétrico gerado, o óleo vazado incendiou, danificando o transformador de rebaixamento”, explica o gerente da Copel em Marechal Rondon, Hélio Dalgallo, acrescentando que a maior dificuldade foi controlar o incêndio.

A explosão e consequente incêndio acabou afetando todo o município rondonense. “A cidade inteira ficou sem energia e parte da zona rural”, comenta.

 

OUTROS MUNICÍPIOS

Dalgallo explica que a subestação que atende os municípios da microrregião ficou ligada num primeiro momento. “Todavia, para que os bombeiros pudessem adentrar com segurança e fazer o rescaldo do incêndio, tivemos que desligar essa subestação, o que acabou atingindo também Quatro Pontes, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste. Esses municípios ficaram sem energia por volta das 21h30”, informa. “Por tratar-se de alta tensão (130.000 volts), para que os bombeiros pudessem controlar o incêndio, toda a subestação teve que ser desligada, desligando assim as subestações menores nos municípios vizinhos, que são alimentadas por esta subestação”, acrescenta.

Após o trabalho dos bombeiros, a subestação que atende estes municípios foi religada por volta das 23 horas. Já Marechal Rondon voltou a ter energia por volta da meia-noite, meia-noite e meia. O último circuito foi religado às 02h30 da madrugada.

Os trabalhos continuaram durante a madrugada para alteração na configuração e ajustes internos a fim de minimizar os impactos no fornecimento de energia elétrica na região. “Agradecemos o Corpo de Bombeiros pela atuação rápida e precisa”, enaltece Dalgallo.

 

POUCOS REGISTROS

O gerente da Copel diz não se lembrar de ocorrência semelhante ter sido registrada em Marechal Rondon. “Não me lembro de outra situação assim no município. Na história da Copel são poucos registros. Em termos de comparação, a ocorrência desta segunda-feira afetou mais consumidores do que quando tivemos o registro do tornado”, menciona.

 

OPERANDO EM CONTINGÊNCIA

De acordo com Dalgallo, a unidade local da Copel conta com três transformadores e depois do incêndio de ontem está com dois. “Estamos operando em contingência. Já transferimos parte da carga para a unidade da Copel em outro município até a chegada de uma subestação móvel, que está vindo de Araucária, o que deve ocorrer no fim do dia”, comenta. “Equipes trabalharam a madrugada inteira para que no início da manhã o fornecimento estivesse mais próximo da normalidade. Porém, ainda devido à capacidade de transformação, pode ser que ao longo do dia ocorra queda de tensão, que é quando a energia fica mais fraca. Como estamos em contingência, vamos ver como o consumo vai se comportar”, ressalta.

Conforme o gerente da Copel, não estão descartadas novas quedas de energias em certos momentos ou pontos da cidade. “Pedimos para que a população racione o uso de energia ao longo do dia de hoje”, salienta.

As causas da explosão ainda serão apuradas.

 

VEJA O MOMENTO DO INCÊNDIO 

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente