Fale com a gente

Marechal Busca por crédito

Financiamentos via Fomento Paraná crescem 42% em Marechal Rondon

Publicado

em

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdir Port (Portinho), e a agente de crédito Ida Roehrs: parceria entre Estado e município em prol dos empreendimentos locais (Foto: Divulgação)

Nos últimos dois anos, Marechal Cândido Rondon se destacou devido ao número de financiamentos concedidos pela Fomento Paraná, órgão que atua junto ao Módulo Empresarial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O município ficou em 3º lugar no Paraná entre as cidades de até 100 mil habitantes com a concessão de financiamentos para 481 empresas em 2020 e 254 em 2021. “Isso se deve, principalmente, às taxas especiais de juros oferecidas nas linhas Paraná Recupera e Paraná Transportes. Grande parte das empresas que buscaram crédito estão enquadradas como MEI (microempreendedores individuais)”, analisa a agente de crédito Ida Lorena Roehrs.

Se comparado com antes da pandemia e o atual momento, o número também foi significativo. “Em relação a comparativos de 2019 e 2022 no mesmo período, de janeiro até a presente data (quarta-feira, 23), houve um acréscimo de 42,86% nos financiamentos concedidos. Conforme levantamento, em torno de 50% são homens e 50% são mulheres empreendedoras”, informa.

Os índices de inadimplência são controlados pela Fomento Paraná em Curitiba, no entanto, a agente de crédito afirma que o percentual está dentro da normalidade.

 

De manutenção para investimento

No início da pandemia, em 2020, o microcrédito era procurado para manutenção da atividade e despesas cotidianas. Agora, porém, esse perfil de aplicação é outro. “As pessoas têm buscado a Fomento para investimentos, compra de equipamentos, reposição de estoques e até reforma”, expõ.

Apesar da equiparação entre homens e mulheres na comparação dos contratos entre 2019 e 2022, Ida ressalta que as mulheres são clientes mais frequentes. “Salta aos olhos o grande número de mulheres microempreendedoras, até porque elas têm uma taxa um pouco menor”, pontua.

 

Crescimento deve se manter

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Marechal Rondon, Valdir Port (Portinho), o capital ofertado pela Fomento une forças ao empresariado e produtos disponíveis. “Esse é o norte e por isso estamos trabalhando fortemente nessa parceria entre Estado e município em prol dos empreendimentos locais”, afirma.

A agente de crédito entende que a Fomento Paraná tem se popularizado entre microempreendedores e microempresas. “Eles estão vindo procurar em função desse conhecimento que vão adquirindo sobre o sistema. Até pessoas que conseguiram microcrédito na época da pandemia estão voltando para pegar uma nova linha”, comenta.

A Fomento Paraná oferta linhas de crédito de, no máximo, R$ 20 mil (microcrédito). “O interessado, que pode ser MEI ou microempresa que fature até R$ 360 mil por ano, precisa vir até o Módulo Empresarial e apresentar alguns documentos, sendo que a empresa não pode estar inadimplente, visto que são consultados os órgãos de proteção ao crédito”, explica Ida.

 

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente