Fale com a gente

Marechal Aumento de 50%

Frota de Marechal Rondon chega a 46,8 mil veículos

Publicado

em

(Foto: Sandro Mesquita/OP)

A frota veicular de Marechal Cândido Rondon teve um aumento de 50% nos últimos dez anos, passando de 31.215 veículos em 2011 para 46.857 em 2021. Comparando 2020 (45.592) com o ano passado, o aumento foi de 2,77%. Considerando que o município tem uma população estimada em 54.031 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 0,86 veículo por rondonense. Ou seja, para cada dez habitantes são 8,6 veículos.

Conforme o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), os automóveis lideram a frota em Marechal Rondon (22.055), seguidos por motocicletas (7.416), motonetas (4.928) e caminhonetes (4.369).

 

Fiscalização do trânsito

Com mais veículos emplacados, maiores são as demandas relacionadas ao trânsito. “O trabalho da Polícia Militar (PM) está ligado a outras variáveis que vão muito além do número bruto de veículos emplacados. Entre estas circunstâncias, as mais notáveis são o número de veículos que realmente circulam diariamente, a qualidade da infraestrutura e sinalização das vias públicas da cidade, a educação e o comportamento das pessoas no trânsito, entre outros”, salienta o comandante da 2ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar, capitão Daniel Zambon, frisando que tudo impacta nos trabalhos da PM: “Constantemente unimos esforços entre autoridades e cidadãos para manter o nosso trânsito o mais saudável possível”.

Para cumprir com a fiscalização, Zambon diz que é preciso ficar atento às demandas e aos acontecimentos, o que é feito por meio de estatísticas de acidentes e infrações. “É um trabalho dinâmico, contínuo e de muita dedicação, pois nosso efetivo está nas ruas durante 24 horas, todos os dias do ano, em ações de policiamento preventivo e fiscalização de trânsito”, ressalta.

Comandante da 2ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar, capitão Daniel Zambon: “É um trabalho dinâmico, contínuo e de muita dedicação, pois nosso efetivo está nas ruas durante 24 horas, todos os dias do ano em ações de policiamento preventivo e fiscalização de trânsito” (Foto: Divulgação)

 

 

Mais carros, mesmo espaço

Conforme o secretário de Mobilidade de Marechal Rondon, coronel Welyngton Alves da Rosa, passaram a transitar nas ruas rondonenses mais 15 mil veículos na última década. “O quadrante central de Marechal Rondon, com as principais ruas, como Mem de Sá, Dom João VI, Sete de Setembro e Tiradentes, entre a Avenida Rio Grande do Sul e Rua Pernambuco, não sofreu muitas alterações na última década, apenas algum sentido de rua. Ou seja, o tamanho da área central não sofreu alterações. O que cresceu foi a periferia, aumentando a sobrecarga de veículos na cidade e causando alguns problemas em determinados horários”, expõe.

Esse volume extra de veículos frequentando um mesmo espaço cria problemas relacionados especialmente ao estacionamento, aponta o dirigente da pasta. “Temos que pensar em ruas com mais vagas, assim como trancamento de retornos e construção de rotatórias definitivas que facilitem o escoamento de veículos dessa região”, expõe, ressaltando o planejamento para construção de binários no centro rondonense, conforme explorado em recente matéria de O Presente.

Volume extra de veículos frequentando um mesmo espaço cria problemas relacionados especialmente ao estacionamento (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

Automóveis e bicicletas

As características da frota veicular também interferem na segurança das ruas rondonenses, ao passo que grande parte dos acidentes envolve os dois veículos mais numerosos em Marechal Rondon. “Motocicletas e bicicletas e agora vemos os elétricos chegando com força na sociedade. Estes são veículos que expõem mais o condutor e, quando se envolvem em acidente, normalmente resultam em ferimentos. Os condutores destes meios de transporte de duas rodas devem redobrar a atenção no trânsito, atentando-se para as boas regras de conduta, além de manter seus veículos com a manutenção em dia e usar equipamentos de proteção de qualidade, a fim de reduzir os riscos à vida”, orienta o comandante da PM.

 

Desafios

Sinalizar a cidade, colocar placas, fechar retornos irregulares, melhorar fluxos, aumentar a educação de trânsito e melhorar a quantidade de estacionamentos. Esses são alguns dos desafios enfrentados pela Secretaria de Mobilidade na organização do trânsito rondonense. “O nosso trânsito é complexo e em tudo o que fazemos na área de trânsito buscamos a parceria com a comunidade, para que aceite o que está sendo colocado e que supere hábitos, praticando a educação no trânsito. Muitas dificuldades de organização foram superadas, mas ainda há desafios”, avalia Alves da Rosa.

Transporte coletivo urbano e sistema de táxi são medidas para desafogar o tráfego da área central, opina o secretário. “Até mesmo o incentivo ao uso de bicicletas, tanto que temos cerca de 30 quilômetros de ciclovia e ciclofaixas no município, sendo que o planejamento é aumentar ainda mais”, adianta.

Secretário de Mobilidade, Welyngton Alves da Rosa: “O quadrante central de Marechal Rondon não sofreu muitas alterações na última década. O que cresceu foi a periferia, aumentando a sobrecarga de veículos na cidade e causando alguns problemas em determinados horários” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

 

Comprometimento de condutores

Zambon destaca que o comprometimento dos condutores é fruto do esforço de autoridades e da sociedade em prol da segurança no trânsito. “A sociedade é um corpo dinâmico que tende a se ajustar sempre que algum comportamento passa a trazer algum tipo de incomodo para as pessoas. Por isso, o município está em obras constantes, tanto de revitalização quanto de melhorias nas vias. Nós, da PM, realizamos operações de trânsito e há também a união de órgãos públicos e grupos de serviço em campanhas anuais sobre trânsito”, enaltece.

Já o secretário de Mobilidade afirma que o comprometimento dos condutores não acompanha o crescimento da frota municipal. “Infelizmente, a segunda maior notificação de trânsito emitida pela Polícia Militar em 2020 e 2021 é conduzir o veículo sem habilitação, o que provoca mais notificações. Por outro lado, temos observado uma diminuição nos números de acidentes e redução superior a 90% nos acidentes que resultaram em óbito no perímetro urbano. Não comemoramos estes números, porque ainda ocorreram mortes, mas constata-se que conseguimos diminuir óbitos no trânsito em Marechal Rondon”, aponta.

Motonetas elétricas chegaram com “força”, ampliando ainda mais a frota rondonense (Foto: Sandro Mesquita/OP)

 

MICRORREGIÃO

Na microrregião rondonense, a frota de veículos também aumentou. CLIQUE AQUI e veja o quanto cada município recebeu de incremento em termos de veículos nos últimos anos.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente