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Marechal Programa de pavimentações

Interior rondonense vai receber investimentos de R$ 25 milhões

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(Foto: O Presente)

Marechal Cândido Rondon passou por uma verdadeira evolução na infraestrutura de suas estradas nos últimos anos, reflexo de um programa de pavimentação que vem sendo executado pelo governo municipal.

Aproximadamente 84 quilômetros de estradas rurais foram melhorados nos últimos quatro anos, sendo 40 quilômetros com implantação de pedra irregular e 44 quilômetros de pavimentação asfáltica. “Há, ainda, mais 22 quilômetros de pedra irregular com as obras em andamento. No primeiro mandato do prefeito Marcio Rauber foram investidos cerca de R$ 25 milhões em pavimentações no interior, sendo que parte desse valor ainda está sendo pago”, resume o secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Alisson Ostjen.

Secretário de Coordenação e Planejamento, Alisson Ostjen: “A meta é pavimentar ainda mais estradas que no primeiro mandato. Nesse início de ano, porém, estamos com o pé no freio devido à pandemia, visto que parte desse recurso pode ser necessário na saúde” (Foto: O Presente)

 

LONGO PRAZO

Ostjen diz que o programa de pavimentação é fruto de um planejamento a longo prazo. “A atual administração sabe da importância que boas pavimentações trazem para a economia local e também para a qualidade de vida das pessoas. As estradas do interior, quando em bom estado, favorecem a qualidade de vida de quem transita e reside no local”, avalia, emendando: “O programa teve início em 2017 e como são centenas de quilômetros de estradas vai durar anos”.

 

QUALIDADE

De acordo com o secretário, neste segundo mandato da gestão do prefeito o objetivo é dar ainda mais ênfase às pavimentações no interior. “Não pensamos só em quantidade, mas também na qualidade dessas estradas. Para isso, estamos fazendo alguns ajustes internos e melhorando nossos projetos, em especial quanto à fiscalização das obras”, expõe.

Por se tratar de obras de bastante impacto, explica Ostjen, elas costumam gerar alguns problemas na execução. “Obras de pedra irregular são normalmente demoradas e trazem algumas dificuldades, como, por exemplo, a interrupção de alguns trechos. Tentaremos prever essas questões ainda no projeto para evitar transtornos maiores. A melhoria na fiscalização se dá justamente para que não paremos em nossa evolução. É preciso executar as obras de maneira cada vez melhor”, enfatiza.

Nos últimos quatro anos, 84 quilômetros de estradas foram melhorados (Foto: O Presente)

 

LOCAIS ATENDIDOS

A pavimentação deve chegar nos próximos anos a todas as regiões do município, tanto interior da sede quanto nos distritos, afirma o secretário. “A prioridade é para as estradas que atendam o maior número de munícipes”, menciona, acrescentando: “As principais estradas vão sendo atendidas com pedra irregular e asfalto e as demais vão sendo readequadas com solo brita”.

Atualmente, as obras acontecem no interior nas linhas Havaí, Cinco Cantos, Schmidt, Wilhelms, São Cristóvão, Neuhaus, São Luis, Apepu e Cunhaporã. “Algumas dessas localidades estão iniciando e outras estão em fase de conclusão”, informa.

A pavimentação deve chegar nos próximos anos a todas as regiões do município, tanto interior da sede quanto nos distritos (Foto: O Presente)

 

PRÓXIMOS PASSOS

Questionado sobre quantos quilômetros estão previstos para serem executados nos próximos anos, Ostjen responde que o planejamento ainda está sendo feito. “A meta é pavimentar ainda mais estradas que no primeiro mandato. Nesse início de ano, porém, estamos com o pé no freio devido à pandemia, visto que parte desse recurso pode ser necessário na saúde”, aponta o dirigente da pasta. Segundo ele, agora o foco será na pavimentação asfáltica. “Traz mais conforto e dá maiores condições de trafegabilidade”, destaca.

Sobre o valor dos investimentos, o esperado é ultrapassar os números da gestão anterior. “É difícil falar em valores exatos nesse momento devido à pandemia e à atualização de preços de insumos, mas esse valor de R$ 25 milhões com certeza será superado, em especial por ser dada mais ênfase agora em pavimentação asfáltica”.

 

O Presente

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