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Marechal Aporte de R$ 1 milhão

Investimentos em infraestrutura avançam em Marechal Rondon

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(Foto: Joni Lang/OP)

Além dos bairros que estão sendo contemplados com pavimentação asfáltica ou recape, bem como outras obras, a Prefeitura de Marechal Rondon também está investindo mais de R$ 760 mil em recursos próprios na duplicação do trecho da Avenida Írio Jacob Welp que compreende as ruas Minas Gerais e Mato Grosso. Também está em execução um trevo de acesso ao Loteamento Ben-te-vi no Anel Viário, cujo investimento é de aproximadamente R$ 330 mil, através de aditivo no contrato de construção do Anel Viário. Quando as duas obras estiverem concluídas a prefeitura planeja começar o desvio do tráfego pesado do centro da cidade para o Anel Viário.

O secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Reinar Seyboth, informa que a duplicação do percurso da Avenida Írio Welp possui contrato elaborado incluindo o recapeamento da via, enquanto a construção do trevo é executada por meio de aditivo. “Havia um recurso de R$ 3,5 milhões no convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) com no máximo R$ 500 mil de contrapartida do município. Após a licitação houve redução significativa no valor, o que permitiu fazer o aditivo ao trevo de acesso, cujos recursos aplicados são provenientes do município”, expõe.

No tocante à duplicação do trajeto da Avenida Írio Welp, também será promovido o recapeamento da via. “Mais para frente será investido na iluminação, meio-fio e estacionamento, contudo em um projeto à parte. A parte arquitetônica necessita de planejamento, sendo que no momento trabalhamos na questão da mobilidade do Anel Viário, que deve ser totalmente entregue em meados de março ou abril”, salienta.

 

DESVIO DO TRÁFEGO

O secretário destaca que o tráfego de veículos pesados já é realizado no Anel Viário, contudo muitas carretas ainda trafegam na Rua Minas Gerais. “O município ainda não colocou a sinalização e nem indicou o desvio do tráfego porque as obras do trevo e da duplicação da Írio Welp estão ocorrendo. Quando tudo estiver concluído faremos a entrega oficial à população e adotaremos medidas para o trânsito pesado desviar ao Anel Viário. Haverá campanhas de orientação e no momento em que for proibido o trânsito de caminhões avisaremos a Polícia Militar para fazer as autuações dos motoristas que infringirem a sinalização”, avisa.

Seyboth informa que será realizada organização em termos de horário de carga e descarga no trajeto da Rua Minas Gerais. “Será buscado o destino da mercadoria, uma vez que a via deve ser usada para entrega de produtos. A Secretaria de Mobilidade Urbana deve estabelecer os horários de carga e descarga para organizar o trânsito e proibir a circulação de veículos pesados no centro da cidade e na Rua Minas Gerais. Pode ser instalado um semáforo no cruzamento da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua Helmuth Priesnitz para que haja fluxo harmônico”, frisa.

 

SINALIZAÇÃO

Por sua vez, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Welyngton Alves da Rosa, ressalta que a pasta respeita o cronograma da Secretaria de Coordenação e Planejamento junto da empresa que executa os serviços. “Assim que a Secretaria de Coordenação e Planejamento receber e liberar a obra, quando tudo estiver sinalizado, vamos instalar placas para quem adentrar à cidade por Quatro Pontes, via BR-163, e por Pato Bragado com o objetivo de orientar os motoristas de carretas a respeitarem a sinalização e passarem a usar o Anel Viário”, adianta.

“Paralelo a isso pediremos a colaboração da PM para fiscalizar a circulação de veículos no novo trecho para que as ruas Cabral e Minas Gerais não sejam mais utilizadas por carretas e caminhões de carga. Este é um sonho antigo dos moradores e sabemos que devemos estar presentes para que os caminhoneiros utilizem o Anel Viário para beneficiar o trânsito dentro da cidade”, cita Welyngton.

O chefe da pasta acrescenta que o cruzamento da Avenida Rio Grande do Sul à Rua Helmuth Priesnitz, em direção ao Anel Viário, será liberado inicialmente sem semáforo com a finalidade de observar o comportamento no trânsito. “Queremos saber e vamos avaliar se a melhor alternativa é instalar um semáforo. A princípio tudo converge para instalar o semáforo, porém vamos levar a discussão ao Conselho Executivo de Trânsito (Coetran) para votação e tomada das providências legais. Serão instaladas placas de sinalização e apresentadas novas rotas”, completa Welyngton.

 

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