Fale com a gente

Marechal Evento inédito

Jornal O Presente Rural e Frimesa realizam nesta quarta-feira o 1º Dia do Leite

Publicado

em

Diretor de Comunicação e Marketing do Jornal O Presente Rural, Selmar Franck Marquesin: “Nossas expectativas são muito positivas, ainda mais que estamos promovendo um evento híbrido, que oportuniza uma maior participação de todos os elos envolvidos no setor” (Foto: O Presente)

A cadeia produtiva leiteira vai estar no centro das atenções em uma iniciativa inédita do Jornal O Presente Rural, em parceria com a Frimesa, uma das dez maiores indústrias de lácteos no país, com a realização da primeira edição do Dia do Leite, nesta quarta-feira (1º), em Marechal Cândido Rondon. O evento será híbrido, com a participação presencial para convidados e transmissão ao vivo pelos canais do O Presente Rural no Facebook e no YouTube.

Segundo maior produtor do país, o Paraná produz por ano cerca de quatro bilhões de litros de leite, ficando atrás apenas de Minas Gerais. A pecuária leiteira engloba 86% dos pequenos agricultores familiares paranaenses. “Através do Dia do Leite vamos trazer um olhar atualizado do setor para mostrar aos produtores locais, regionais, estaduais e em nível nacional as perspectivas da pecuária leiteira, relembrar a evolução da atividade ao longo da história e discutir seus avanços. Nossas expectativas são muito positivas, ainda mais que estamos promovendo um evento híbrido, que oportuniza uma maior participação de todos os elos envolvidos no setor”, declara o diretor de Comunicação e Marketing do Jornal O Presente Rural, Selmar Franck Marquesin.

Diretor de Comunicação e Marketing do Jornal O Presente Rural, Selmar Franck Marquesin: “Nossas expectativas são muito positivas, ainda mais que estamos promovendo um evento híbrido, que oportuniza uma maior participação de todos os elos envolvidos no setor” (Foto: O Presente)

 

Momento importante

O diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, evidencia a importância de se debater a bovinocultura leiteira em um momento de retomada da atividade em decorrência da pandemia do coronavírus. “Estamos trazendo profissionais que têm uma vida envolvida com a cadeia produtiva do leite. Tenho certeza que nosso evento vai proporcionar conhecimento e oportunidades para o produtor ver o que está acontecendo em relação ao leite no Brasil e no mundo. Por ser uma atividade que tem muita oscilação de preço e oferta, porque a vaca não produz o ano inteiro uniformemente e o consumo também é sazonal, é muito importante conversar com pessoas que acompanham historicamente o setor. Esses momentos são muito positivos para os produtores, para a indústria e para todos os envolvidos na cadeia do leite”, enfatiza Vanzella.

 

Diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella: “É muito importante conversar com pessoas que acompanham historicamente o setor. Esses momentos são muito positivos para os produtores, para a indústria e para todos os envolvidos na cadeia do leite” (Foto: Divulgação/Frimesa)

 

Programação

A programação inicia às 09h15 com a cerimônia de abertura. Na sequência, o diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, vai apresentar um breve histórico do leite na região Oeste do Estado associado à história da cooperativa. Para o ciclo de palestras, os organizadores trazem ao município rondonense três profissionais reconhecidos em nível nacional, com relevante atuação na cadeia produtiva.

A primeira palestra começa às 10 horas e será ministrada pelo secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, sob a temática “Importância do status sanitário das propriedades leiteiras no Paraná”. “Poucos ou quase nenhum setor tem a capacidade de mostrar o Brasil competente e competitivo no mundo, que não o agropecuário, que responde por mais de um terço da produção bruta do Paraná. Por isso, abocanhar uma fatia maior do mercado de leite e de alimentos em geral depende de todos e de cada um”, ressalta Ortigara.

A cadeia do leite emprega cada vez mais soluções tecnológicas para otimizar atividades do dia a dia, que beneficiam desde o grande até o pequeno produtor, proporcionando aumento de margens de lucro, melhora da produtividade e redução de custos. E para aprimorar ainda mais a produção leiteira no país, o setor adotou há alguns anos estratégias com o conceito 4.0, que alia tecnologia, inteligência e automação, dando um salto em modernidade e produtividade. Esse tema será abordado pelo doutor em Economia Aplicada e pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, na palestra sobre “Leite 4.0: desafios e oportunidades”, que terá início às 11 horas.

E o engenheiro agrônomo, mestre em Economia Rural, e atual coordenador da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (CSLEI/Mapa) pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Vicente Nogueira Netto, dará continuidade à programação no período da tarde com a palestra “Reflexões sobre o mercado do leite”, marcada para as 13h30. “A retomada da atividade econômica é a melhor oportunidade para o setor. Esse é um cenário que pode trazer muitas oportunidades para as cooperativas, na exploração de novas tendências de consumo, adoção de novas tecnologias para atendimento aos cooperados, na união para fortalecer e otimizar operações e no posicionamento de mercado”, evidencia Netto.

O encerramento da programação do Dia do Leite está previsto para as 15 horas.

 

Quem faz acontecer

O Dia do Leite é uma realização do Jornal O Presente Rural, em parceria com a Frimesa. O evento tem patrocínio ouro da Sicredi; prata da Biochem, Imeve e Prado Saúde Animal; e bronze da AB Vista, Anpario e Syntec. Conta, ainda, com o apoio do Sistema Ocepar, Câmara do Leite, Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa e da Associação Brasileira do Produtores de Leite.

 

 

O Presente Rural

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

Copyright © 2017 O Presente