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Marechal Educação

Lançado programa no modelo de resposta à intervenção

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Foto: Divulgação

 

Aconteceu recentemente, a apresentação do programa “Modelo de Resposta à Intervenção” (RTI), para coordenadores pedagógicos e professores de primeiros anos da rede municipal de ensino de Marechal Cândido Rondon, que este ano será executado em 100% das escolas municipais.

O responsável técnico e tutor do programa, o fonoaudiólogo da Secretaria de Educação, Fagner Mallmann, explanou no evento sobre as possibilidades, os objetivos e os ganhos com a aplicação do RTI.

O profissional menciona que o RTI permite a identificação precoce de crianças que apresentam dificuldades acadêmicas, monitora o progresso dessas crianças e oferta intervenções mais intensas de acordo com a necessidade de cada escolar. “É possível ainda usar o modelo de resposta à intervenção como critério para o diagnóstico de Transtorno de Aprendizagem – Dislexia, auxiliando profissionais clínicos durante a avaliação interdisciplinar”, explica.

O programa foi utilizado em forma de projeto piloto no ano passado em sete escolas. Os resultados foram expressivos e muito positivos, o que contribuiu para a aplicação em todas as escolas municipais neste ano. O RTI conta com aplicação de protocolo específico de avaliação, além de doze encontros semanais para tutoria com os professores, orientando sobre as estratégias que deverão ser desenvolvidas em sala de aula. A primeira camada, como é chamada essa primeira fase, tem duração de quatro meses, onde os profissionais envolvidos estarão em constante aprimoramento para aplicação do modelo de resposta.

O programa completo conta com seis meses de intervenção nas escolas e está sob coordenação do fonoaudiólogo Fagner e Assessora Pedagógica Sandra Wissmann.

Estima-se que em torno de 600 alunos serão beneficiados nesta primeira camada do programa, que será executada no segundo semestre do corrente ano.

 

Com assessoria

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