Fale com a gente

Marechal Imunização contra Covid

Marechal Rondon atinge 100% de vacinados na população acima de 18 anos

Publicado

em

Secretária de Saúde, Marciane Specht: “Estamos organizando um ‘Dia D’, possivelmente para o dia 19, para todos os públicos preconizados dentro do Plano Nacional de Imunização, com a finalidade de oportunizar novamente à população rondonense buscar as vacinas contra a Covid-19” (Foto: Divulgação)

Marechal Cândido Rondon atingiu, na semana passada, a marca de 100% de vacinados contra a Covid-19 na população com 18 anos ou mais. “É importante lembrar que o planejamento realizado e a organização do processo de vacinação foram baseados sobre os cadastros ativos no sistema da saúde rondonense para que assim tenhamos um valor mais próximo da realidade local. Vale destacar, ainda, que a campanha de vacinação nacional para esse imunobiológico como para qualquer outra vacina que faz parte do calendário não pode ser negada a nenhum cidadão que busque o atendimento no ponto de vacina. Desde que apresente os documentos exigidos, o usuário será vacinado”, ressalta a secretária de Saúde, Marciane Specht.

Segundo ela, 3.132 pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos buscaram a primeira dose da vacina, perfazendo um total de 73,2% do público-alvo imunizado. “O total estimado de adolescentes é de 4.278 pessoas”, informa.

No que diz respeito à população acima de 18 anos, Marciane menciona que 93% já tomaram a segunda dose da vacina anti-Covid-19, de acordo com dados do último dia 25. “Já ao analisar a terceira dose, ou dose de reforço, observamos que apenas 29% do público-alvo, conforme os critérios estabelecidos, buscou sua vacina”, expõe.

 

Baixa adesão

Na opinião da secretária, a vacinação em adolescentes poderia ter melhor adesão. “Como na atualidade temos muitas questões relacionadas às mídias sociais, é possível que este seja um dos motivos para que muitos deixem de se imunizar. Acredito que o horário de atendimento, bem como o período que o Ministério da Saúde e o município vêm ofertando não contribuem para o menor alcance desta faixa etária”, menciona.

Já em relação à imunização pediátrica, os números estão deixando a desejar. “Observamos que a procura para a faixa etária de cinco a 11 anos está baixa. Até agora, 1.235 crianças foram levadas para receber a vacina”, aponta.

Marciane lembra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação de imunobiológicos nesta faixa etária. “Por isso, solicitamos que os pais ou responsáveis legais procurem o ponto de vacinação, conforme a agenda de aplicação, para que seja possível ampliar a quantidade de crianças vacinadas, o que é fundamental”, enaltece.

Ela relata que há muitos comentários informais por parte de pais que se manifestam pela não vacinação neste momento. “Muitos vão aguardar para imunizar os seus filhos. No entanto, a vacina faz total diferença na vida de todas as pessoas. Em nossa região não foi diferente, olhando para o cenário que vivenciamos em 2021, com inúmeros casos graves e pacientes evoluindo para óbito. Com o início da vacinação e o atingimento da ‘imunidade de rebanho’ que tanto os estudiosos falaram, tal panorama foi mudando em relação aos casos ativos no ano passado, em especial no âmbito da gravidade”, evidencia.

 

Altos e baixos

Ao analisar o cenário da Covid-19, a secretária de Saúde diz que ao longo dos meses de janeiro e fevereiro deste ano houve um aumento expressivo no número de casos ativos e de pessoas sendo monitoradas no município, com a taxa de positividade alcançando 66% em 28 de janeiro. “Após isso, até a metade de fevereiro, chegou a aproximadamente 50%. Ao findar o segundo mês deste ano, com dados preliminares fechados até o dia 24 de fevereiro, a nossa taxa de positividade estava em 21%. Baseado no que foi vivenciado após as comemorações de fim de ano, imagina-se um eventual aumento após o período de Carnaval. No entanto, não é possível afirmar se isso vai se tornar realidade de fato”, comenta.

 

“Dia D”

Marciane revela que a Secretaria Municipal de Saúde está organizando um “Dia D” para todos os públicos preconizados dentro do Plano Nacional de Imunização, com a finalidade de oportunizar novamente à população rondonense buscar as vacinas contra a Covid-19 nos pontos que serão divulgados. “A previsão é de que o ‘Dia D’ seja realizado em 19 de março”, adianta, ampliando: “Reforçamos a importância de sempre levar documentos pessoais, carteira de vacinação, cartão do SUS, declaração médica para os grupos exigidos, bem como que os menores estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis legais”.

 

Recomendação

Conforme a secretária, é necessário manter as medidas não farmacológicas para prevenir a propagação da Covid-19. “O destaque fica para o uso de máscara facial em todos os ambientes, abertos ou fechados, higiene respiratória, higiene das mãos com álcool 70% ou água e sabonete líquido de forma contínua e sistemática, além da manutenção de ambientes bem ventilados e arejados, distanciamento físico e a não aglomeração de pessoas”, expõe.

 

 

 

 

Casos ativos diminuem

Os números relacionados à Covid-19 tiveram queda expressiva em Marechal Cândido Rondon.

De acordo com o boletim emitido pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, ontem (03), os casos ativos no município caíram de 100 – na quarta-feira (02) – para 48 – ontem.

O número de rondonenses em monitoramento também diminuiu. Na quarta-feira eram 404 supervisionados via call center e na quinta-feira 118.

O mesmo cenário é observado no número de rondonenses em isolamento. Dos 89 que estavam isolados na quarta-feira, ontem eram 40.

Ontem oito rondonenses estavam internados por complicações do coronavírus, sendo cinco em unidade de terapia intensiva (UTI) e três em enfermaria. Destes, dois estavam em ventilação mecânica (intubados). Além destes, havia uma pessoa internada na Unidade de Pronto Atendimento ou hospital suspeita de estar com Covid-19.

O município tem, desde o início da pandemia, 12.163 casos confirmados de coronavírus. Deste total, 11.942 estão recuperados da doença. Por outro lado, o número de óbitos em virtude da Covid-19 soma 173.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente