Fale com a gente

Marechal Gastronomia

Marechal Rondon ganha releitura do boi no rolete

Instrutores de gastronomia do Senac dizem que o foco foi manter o sabor original e o desafio trazer agilidade ao prato

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (23) aconteceu um almoço de apresentação da releitura do reconhecido nacional e até internacionalmente prato típico rondonense, o boi no rolete. Tal releitura foi feita por instrutores de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná (Senac/PR). O prato foi servido para convidados da prefeitura e empresas do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon (Sindicomar).

Releitura do boi no rolete

O instrutor de gastronomia do Senac/PR, Eunedes Sandim, veio de Curitiba para Marechal Rondon para trabalhar nesse projeto, e informou ao O Presente que o foco foi manter o sabor original do boi, que é assado inteiro, em pequenos pedaços.

“Trabalhamos com elementos que fazem parte da composição do boi no rolete, o sabor, fica bem realçada a questão do defumado pelo tempo que o boi fica no processo de assar e também a textura da carne, que é bem macia. Trabalhamos com esses elementos nessa releitura para chegar o mais próximo possível do resultado do boi inteiro, que é algo peculiar e tem suas características próprias. A intenção não foi inventar nada novo, mas chegar o mais próximo possível do resultado final do boi no rolete tradicional”, contou à reportagem de O Presente.

Instrutora de gastronomia do Senac Marechal há cinco anos, a rondonense Danieli Schneider diz que o principal desafio foi trazer agilidade ao prato. “O preparo do boi no rolete em si é algo que leva muitas horas. Começa com o tempero sendo injetado, depois passa, no mínimo, por 16 horas de cozimento. Então tentamos trazer um pouquinho mais de agilidade, buscando manter as características que o boi tradicional tem”, declarou.

Nesse momento foi optado por trabalhar o peito do animal por ter uma estrutura de gordura necessária e uma concentração da proteína da carne, além de ser considerada uma carne de 2ª, o que é um atrativo pelo custo. “A carne sendo bem preparada tem muito sabor”, destaca Danieli.

Cultura rondonense

A instrutora rondonense enaltece ainda a importância da cultura. “Em conversas com o instrutor Eunedes, priorizamos também a nossa cultura, nossa sazonalidade, o que temos no nosso município. Agregamos nos acompanhamentos para também colocar a nossa cultura, a nossa gastronomia, para ela estar evidente, acho que isso é interessante. Viemos de uma colônia predominante alemã, então temos que colocar elementos para evidenciar um pouquinho dessa nossa cultura”, expôs.

A instrutora de gastronomia do Senac Marechal, Danieli Schneider, e o instrutor de gastronomia do Senac/PR, Eunedes Sandim: desafio foi trazer agilidade ao prato (Foto: Andressa Trentin/OP)

Nove anos de Senac Marechal

Além da apresentação da releitura do prato típico rondonense, o almoço desta terça-feira também foi comemorativo ao aniversário de nove anos da unidade do Senac/PR em Marechal Rondon.

Ao O Presente, a gerente do Senac de Marechal Rondon, Fátima Viviane Queiroz Lauer, disse ser gratificante contribuir com o comércio local e regional. “É uma grata satisfação estarmos há nove anos exercendo a nossa missão de educar para o mercado de trabalho no comércio, fazer essa contribuição ao comércio local e das nove regiões de abrangência que o Senac de Marechal Rondon também atende desde 2014. Para nós, é uma sensação de dever cumprido”, ressaltou.

Fátima diz que a equipe do Senac Marechal Rondon é capacitada e engajada, e não mede esforços para poder atingir seus objetivos e fazer a melhor entrega, seja por parte dos instrutores, equipe administrativa ou pedagógica. “O sucesso vem com uma equipe engajada”, elogiou.

Gerente do Senac de Marechal Rondon, Fátima Viviane Queiroz Lauer: “Equipe do Senac Marechal Rondon é capacitada e engajada, e não mede esforços para poder atingir seus objetivos e fazer a melhor entrega” (Foto: Andressa Trentin/OP)

Confira registros do evento

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente