Fale com a gente

Marechal Gastronomia

Senac faz releitura do tradicional boi no rolete; prato será apresentado nesta terça-feira

Ideia foi criar algo que os restaurantes pudessem replicar nos estabelecimentos, apresentando o prato típico rondonense aos turistas

Publicado

em

"Essa conversa acontece desde 2019 e agora estamos colocando ela em prática", diz o presidente do Sindicomar, Ademar Bayer (Foto: Divulgação)

Apoiar e incentivar o desenvolvimento da gastronomia paranaense está entre os objetivos do Senac, seja na capacitação do setor, no apoio em concursos de pratos típicos ou na releitura de pratos já existentes.

O instrutor de gastronomia do Senac/PR, Eunedes Sandim, desenvolveu uma releitura do tradicional boi no rolete, prato típico de Marechal Cândido Rondon, e na terça-feira (23) será apresentado durante um almoço para convidados da prefeitura e empresas do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon (Sindicomar).

O almoço será realizado na unidade do Senac Marechal Rondon e também será o momento de comemorar os nove anos de inauguração do Senac na cidade.

“A ideia da releitura do boi no rolete foi criar algo que os restaurantes pudessem replicar nos estabelecimentos, apresentando o prato típico aos turistas que passam pela cidade. Essa conversa acontece desde 2019 e agora estamos colocando ela em prática”, expõe o presidente do Sindicomar, Ademar Bayer.

Após o evento, o instrutor do Senac vai ministrar um workshop para os representantes de restaurantes do município, oportunidade em que eles irão aprender como fazer o prato para replicarem em seus estabelecimentos.

Boi no rolete

Em 1978, o então vereador Ariovaldo Luiz Bier, teve a ideia de assar um boi inteiro, na comunidade de Novo Horizonte. O prato deu origem a Festa Nacional do Boi no rolete, comemorada no aniversário da cidade, 25 de julho. Cada ano que passava aumentava ao número de bois assados, acompanhando a idade de Marechal Rondon. Em 2016 foram assados 56 bois.

O boi é assado inteiro e sem a cabeça, o tempero é injetado utilizando uma bomba de pressão e demora cerca de 16 horas para ficar pronto. Ele é servido com salada verde, maionese e cucas.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente