Fale com a gente

Marechal Atenção

Marechal Rondon tem novo cronograma de vacinação contra Covid-19 a partir de hoje

Publicado

em

Hoje (10) também terá sequência a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 60 anos ou mais, primeira dose, e para todas as pessoas que já podem tomar a segunda dose(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon organizou um novo cronograma de vacinação no município. Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações da Covid-19, nesta semana serão vacinadas pessoas com comorbidades.

Diante disso, o prefeito Marcio Rauber divulgou em suas redes sociais, ontem (10), um vídeo explicando aos munícipes como deve funcionar esta nova etapa da imunização. O chefe do Executivo salienta que serão vacinados portadores de Síndrome de Down, grávidas e puérperas com comorbidades, todos acima de 18 anos.

Segundo ele, trata-se de “uma nova etapa e com novas dificuldades”, visto que é preciso apresentar uma declaração médica para ser vacinado. “Por determinação do Ministério da Saúde, a partir de agora as pessoas a serem vacinadas são aquelas que possuem alguma comorbidade. A sequência das comorbidades a serem vacinadas também foram elencadas pelo Ministério da Saúde. A nós cabe apenas cumprir as determinações e fazer a vacinação. Obviamente, é uma nova etapa e com novas dificuldades. A gente pede um pouquinho de paciência, porque é mais burocrático. As pessoas que vão se vacinar têm mais requisitos a preencher e, possivelmente, nos primeiros dias esse serviço vai ser um pouquinho mais lento. Eu conto com a colaboração de todos”, pediu.

A vacinação começa hoje (11) e vai acontecer no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Vila Gaúcha, das 08 às 13 horas.

“Para a vacinação, deve-se apresentar uma declaração médica. Quem vai fornecer essa declaração são as unidades básicas de saúde, através dos profissionais que lá estão. Então, procure a sua unidade de saúde ou hospitais e clínicas médicas particulares. Sem essa declaração, os profissionais de saúde não estão autorizados a vacinar. Você deve procurar o seu médico, procurar a unidade de saúde para conseguir essa declaração que, obrigatoriamente, deverá ser entregue com uma cópia a ser deixada no posto de vacinação”, orientou Rauber.

 

VACINAÇÃO 60 ANOS OU MAIS

Hoje também terá sequência a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 60 anos ou mais, primeira dose, e para todas as pessoas que já podem tomar a segunda dose. A imunização acontecerá no ponto permanente, no Parque de Exposições, das 08 às 13 horas.

 

AMANHÃ

Amanhã (12), a primeira dose da vacina será aplicada em pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades (diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática) e em pessoas com deficiência permanente, também de 55 a 59 anos, que devem estar cadastradas no Programa Benefício de Prestação Continuada e constantes na lista fornecida pela Secretaria de Assistência Social ou outro documento comprobatório.

 

DECLARAÇÃO MÉDICA

Para a vacinação também é indispensável uma declaração médica, atestando a comorbidade, que pode ser solicitada nos postos de saúde (menos na Unidade de Pronto Atendimento), mediante consulta/triagem, hoje à tarde ou em clínicas particulares.

A vacinação amanhã acontecerá no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vila Gaúcha, das 08 às 13 horas (enquanto houver estoque de doses) em formato “drive thru.

 

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

 

Copyright © 2017 O Presente