Fale com a gente

Marechal 50 anos de formados

Médicos de Marechal Rondon serão homenageados com Diploma de Mérito Ético-Profissional

Eles receberão a honraria pelo histórico exemplar em cinco décadas de atuação

Publicado

em

A tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico do Conselho de Medicina do Paraná (CRM-PR) terá, este ano, 224 médicos que completam 50 anos de formados e que serão homenageados pelo histórico exemplar. Esta será a 38ª edição de entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional, honraria instituída em 1986 e que já alcançou 1,7 mil médicos com atuação no Paraná. A diplomação ocorre sempre em meio aos festejos do Dia do Médico e que, neste 2023, estará sob a responsabilidade de novo corpo de conselheiros eleitos e que iniciará a gestão a partir de 1° de outubro.

A relação de médicos que preenchem os requisitos previstos na Resolução CRM-PR 229/2022, que deu atualização às Resoluções 017/1986 e 037/1989, foi aprovada na Sessão Plenária n° 6.213, de 24 de abril deste ano.

A maioria dos profissionais que serão diplomados em 2023 teve formação em cursos médicos do Paraná. São 77 graduados pela Universidade Federal do Paraná, 33 pela Universidade Estadual de Londrina, 21 pela Católica do Paraná e mais 24 pela Evangélica do Paraná, que homenageia assim a sua primeira turma, concluintes de 1973. Outros 70 médicos obtiveram seus títulos em 36 escolas de outros Estados, incluindo seis da USP de Ribeirão Preto, cinco da Faculdade de Medicina de Petrópolis e mais cinco da Universidade Federal de Pernambuco.

Como previsto na norma vigente, a outorga é conferida ao médico que, regularmente habilitado para a atividade no Paraná, complete 50 anos de formado com relevante e exemplar conduta, isento de sanção ético-profissional. O médico falecido no ano em que completa o Jubileu de Ouro é homenageado in memoriam, com o diploma sendo entregue a familiares. N

Marechal Rondon

Do total de 224 profissionais homenageados neste ano, quatro são de Marechal Cândido Rondon: o casal Elisabeth Roncaglia e Ettore José Roncaglia, que se formaram juntos pela USP, campus de Ribeirão Preto, bem como os psiquiatras Ivo Alberto Becker e Roberto Goulart Machado, colegas de turma de 1973 da Universidade Católica de Pelotas (RS).

O evento em que os médicos de Marechal Rondon receberão o Diploma de Mérito Ético-Profissional está previsto para 21 de outubro.

Copyright © 2017 O Presente